SBOC REVIEW
Revisão sistemática e metanálise sobre o uso de imunoterapia com anti-proteína programada 1 da morte celular (PD1) vs anti- ligante de PD1 (PDL1)
Resumo do artigo:
Uma revisão sistemática de estudos randomizados que compararam o uso de anti–PD-1 ou anti–PD-L1 contra terapia padrão para tumores sólidos foi realizada através das bases de dados PubMed, Cochrane CENTRAL e Embase e pela busca de apresentações nos congressos da ASCO e ESMO. Como critério maior de inclusão na revisão sistemática, os estudos deveriam ser comparáveis em relação ao desenho, características dos pacientes, tipo histológico, linha de tratamento, tipo de intervenção (monodroga vs combinação), grupo controle e expressão de biomarcadores (PD-L1).
Após identificação de 4596 publicações, apenas 19 estudos preencheram todos os critérios de inclusão. Dez estudos com anti-PD1, sendo 3 com nivolumab e 3 com pembrolizumab em monoterapia e 4 com pembrolizumab em combinação com terapia padrão. Os nove estudos restantes incluíram 3 estudos com atezolizumab e 2 com avelumab em monoterapia e 3 com atezolizumab e 1 avelumab em combinação (PDL1). A maioria dos estudos incluídos nesta metanálise compreendeu pacientes com câncer de pulmão (68%), porém também estavam representados pacientes com câncer gástrico, urotelial e renal.
O desfecho primário do estudo era a diferença em sobrevida global (SG) entre os estudos nos quais os pacientes receberam anti-PD1 e anti-PDL1. Como conclusão, a SG com terapia anti-PD1 foi superior ao tratamento com anti-PDL1 (HR, 0.75; 95% CI, 0.65-0.86; P < .001). Resultados semelhantes também foram evidenciados quanto a sobrevida livre de progressão, favorecendo o grupo que recebeu anti-PD1 sobre PDL1 (HR, 0.73; 95% CI, 0.56-0.96; P =.02). Não houve diferença em relação à segurança entre os dois tratamentos.
Use of Immunotherapy With Programmed Cell Death 1 vs Programmed Cell Death Ligand 1 Inhibitors in Patients With Cancer A Systematic Review and Meta-analysis. Duan et al. Published online December 26, 2019. JAMA Oncol. doi:10.1001/jamaoncol.2019.5367.
Revisão sistemática e metanálise sobre o uso de imunoterapia com anti-proteína programada 1 da morte celular (PD1) vs anti- ligante de PD1 (PDL1)
Comentários do editor:
- Metanálise bem desenhada que compara os dados entre estudos nos quais os pacientes receberam anti-PD1 e anti-PDL1. Devido a necessidade de pareamento entre os estudos com PD1 vs PDL1, diversas neoplasias para as quais a terapia com checkpoints do sistema imune já está aprovada não foram representadas nesta análise.
- Algumas limitações advêm do próprio desenho e da ausência de dados abertos. Entretanto, neste cenário de carência de estudos clínicos randomizados comparando cabeça-a-cabeça terapia anti-PD1 vs anti-PDL1, os autores devem ser congratulados pelos esforços e metodologia empregada.
- Apesar do predomínio de estudos em câncer de pulmão, os autores ainda realizaram análise sensitiva omitindo um tipo de neoplasia a cada vez e concluíram resultados semelhantes.
- Estes dados corroboram a hipótese de escape de reposta antitumoral imune através do eixo PD-1/PDL2 nos pacientes tratados com anti-PDL1, não com anti-PD1.
Editora:
Dra. Adriana Hepner
Membro da SBOC; Oncologista Clínica pelo Hospital Sírio Libanês; Médica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Atualmente, participa como fellow clínica do Programa de Oncologia Cutânea do Melanoma Institute Australia, em Sydney.