Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Risco de recorrência de câncer de mama em 20 anos após cinco anos de terapia antiendócrina adjuvante

A duração clássica da terapia adjuvante com agentes antiendócrinos no câncer de mama é de cinco anos, com comprovado benefício em redução de recorrência, redução da incidência de câncer de mama contralateral e aumento de sobrevida. Estudos recentes avaliando a extensão desse período para além de cinco anos vêm mostrando benefício adicional em redução de recorrência, mas às custas de maior taxa de eventos adversos.

Pan et al. publicaram uma metanálise no New England Journal of Medicine reportando a taxa de recorrência do câncer de mama após terapia antiendócrina adjuvante por cinco anos para melhor entendermos quais subgrupos de alto risco poderiam se beneficiar da extensão da terapia adjuvante. Dados de 88 estudos com 62.923 pacientes com câncer de mama receptor de estrógeno-positivo sem recorrência depois de cinco anos de terapia antiendócrina foram avaliados para desfechos em recorrência e morte em 20 anos. As pacientes incluídas tinham menos de 75 anos de idade, com doença T1 (≤ 2 cm) ou T2 (> 2-5 cm) e menos de dez linfonodos positivos (N0 se zero linfonodos positivos, N1-3 se 1 a 3 linfonodos positivos e N4-9 se 4 a 9 linfonodos positivos). O risco acumulado de recorrência a distância do câncer de mama em 20 anos foi significativamente relacionado ao tamanho do tumor e ao status linfonodal. Em pacientes com doença T1 e N0, a taxa de recorrência foi de 13%; em T1 e N1-3, 20%; e em T1 e N4-9, 34%. Se doença T2 e N0, 19%; T2 e N1-3, 26%; e T2 e N4-9, 41%. Grau tumoral e Ki-67 tiveram menor importância estatística e status dos receptores de progesterona e HER2 não tiveram valor preditivo. O estudo não incluiu análise de risco de recorrência com base na expressão gênica tumoral.

Pan H, Gray R, Braybrooke J, Davies C, Taylor C, McGale P, et al. 20-Year Risks of Breast-Cancer Recurrence after Stopping Endocrine Therapy at 5 Years. N Engl J Med. 2017 Nov 9;377(19):1836-1846.

Comentários: o risco de recorrência a distância do câncer de mama em 20 anos foi diretamente proporcional ao estágio clínico da doença, sendo maior quanto maior o tamanho do tumor e quanto mais linfonodos foram inicialmente acometidos. Como o risco de recorrência foi considerável mesmo em estágios iniciais, estudos com novas estratégias preventivas idealmente ponderando qualidade de vida são essenciais.

Adriana R. B. Matutino, MD
Oncologista clínica formada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Universidade de São Paulo; fellow em Clínica e Pesquisa em Câncer de Mama no Tom Baker Cancer Centre, University of Calgary, AB, Canadá