Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Risco de segunda neoplasia em adolescentes e adultos jovens sobreviventes de câncer

Resumo do artigo:
Estudo do tipo cohort, realizado na Inglaterra e no País de Gales, entre janeiro de 1971 e dezembro de 2006. Foram incluídos 200.945 pacientes que fossem pelo menos 5 anos sobreviventes de câncer diagnosticados entre as idades de 15 e 39 anos. Os autores focaram nos tipos de câncer mais comuns na população jovem: mama, cervical, testicular, Linfoma tipo Hodgkin (LH), melanoma, CNS, colorretal, LNH, tireoide, sarcomas, ovário, bexiga, outros tumores ginecológicos, leucemia e tumores de cabeça e pescoço. 

Após uma mediana de seguimento de 16,8 anos (IQR 10·5–25·2), 12.321 casos de segunda neoplasia foram identificados (6%). Neoplasias subsequentes foram mais comuns em sobreviventes de câncer de mama (15%), câncer de colo de útero (14%), LH (13%) e câncer testículo (12%). O excesso de risco absoluto de qualquer neoplasia subsequente por 10.000 pessoas-ano comparado com a população geral foi de 19,5 para os sobreviventes de câncer de mama, 10,2 para os sobreviventes de câncer cervical, 18,9 nos sobreviventes de câncer de testículo, 55,7 nas sobreviventes de LH (sexo feminino) e 29,9 nos sobreviventes LH (sexo masculino).

Em relação aos pacientes sobreviventes de câncer de mama, os tipos de neoplasia subsequentes mais comuns foram ovário, pulmão, endometrial, melanoma e colorretal. Em relação aos pacientes sobreviventes de câncer de colo de útero, os tipos de neoplasia subsequentes mais comuns foram bexiga, pulmão e colorretal. Em relação aos pacientes sobreviventes de câncer de testículo, os tipos de neoplasia subsequentes mais comuns foram bexiga, colorretal, pulmão e próstata. Já em relação aos pacientes sobreviventes de LH, os tipos de neoplasia subsequentes mais comuns foram mama (mulheres) e pulmão.



Risk of subsequent primary neoplasms in survivors of adolescent and young adult cancer (Teenage and Young Adult Cancer Survivor Study): a population-based, cohort study.
Lancet Oncol 2019; 20: 531–45.
Risco de segunda neoplasia em adolescentes e adultos jovens sobreviventes de câncer.



Comentários do editor:
- Maior estudo que investigou, após diagnóstico de câncer na adolescência e fase de adulto jovem, o risco de neoplasias primárias subsequentes.


- Os autores avaliaram, diferentemente da maioria dos estudos pregressos que focaram em risco multiplicativo, o excesso de risco absoluto. Este permite a interpretação do número de casos de novos tumores primários aquém do que seria esperado na população geral.

- Os achados permitem a racionalização de programas de rastreio nesta população de sobreviventes de neoplasias diagnosticadas em adolescentes ou em adultos jovens. Maior atenção deve ser direcionada em especial ao risco de neoplasia de pulmão, achado comum entre os sobreviventes dos tipos mais frequentes de neoplasia encontrados na fase jovem.