Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Sacituzumab Govitecan-hziy em pacientes extensamente tratadas com câncer de mama triplo-negativo

Resumo do artigo:
Antígeno de superfície celular antitrofoblasto, Trop-2, é um receptor de transmembrana sensível ao cálcio que estimula o crescimento celular e é expresso em mais de 85% dos tumores, incluindo células de câncer de mama. Sacituzumab govitecan-hziy é um anticorpo monoclonal humanizado (hRS7) do tipo IgG1 conjungado a SN-38, um metabólito ativo do irinotecano, inibidor da topoisomerase 1. Quando hRS7 se liga a Trop-2, libera tanto intra quanto extracelularmente SN-38, que então causa destruição celular.

Neste estudo multicêntrico de fase 1/2, 108 pacientes com câncer de mama triplo-negativo com progressão de doença a pelo menos duas linhas prévias de tratamento receberam sacituzumab govitecan-hziy na dose de 10mg/Kg no D1 e D8 a cada 21 dias até progressão ou toxicidade. O desfecho primário, taxa de resposta (ORR) avaliada pelo investigador foi de 33,3%, incluindo três pacientes com resposta completa. A media de duração de resposta foi de 7,7 meses, com uma taxa de benefício clínico (incluindo doença estável por 6 meses) de 45,4%. Por revisão central post hoc, PFS de 5,5 meses e sobrevida global de 13 meses.
85% dos pacientes apresentaram eventos adversos (EA) de grau 3 ou 4, sendo os mais comuns neutropenia (42%), anemia (11%) e diarreia (8%). Neutropenia febril, entretanto, ocorreu como evento adverso grave em 7% dos casos. Eventos adversos que levaram à descontinuação do tratamento ocorreram em 3% e quatro pacientes apresentaram EA que levaram a óbito.


Sacituzumab Govitecan-hziy in Refractory Metastatic Triple-Negative Breast Cancer.
N Engl J Med 2019; 380:741-751. DOI: 10.1056/NEJMoa1814213
Sacituzumab Govitecan-hziy em pacientes com câncer de mama triplo-negativo metastático refratário.


Comentários do editor:
- Novo anticorpo conjugado mostrou taxa de resposta em um terço dos pacientes com câncer de mama do tipo triplo negativo previamente tratados (mediana de 3 tratamentos prévios). Além disso, 3 pacientes apresentaram resposta completa neste cenário de doença poli tratada.

- A atividade citotóxica de SN-38 liberado através do anticorpo monoclonal é 100 a 1000 vezes superior à do irionotecano.

- Perfil de toxicidade e segurança aceitável.

- Estudo confirmatório de fase III, ASCENT, já está recrutando pacientes (ClinicalTrials.gov number, NCT02574455).