Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

SBOC Review ASCO 2017 – Tumores de Cabeça e Pescoço

Abstract 6013 - Sandra Schmitz - The role of PET for predicting nodal response in locally advanced (LA) head and neck squamous cell carcinoma (HNSCC) treated with chemoradiotherapy (CRT): Results of a prospective multicenter trial

Os autores deste estudo compararam o uso de PET como modalidade isolada de avaliação de resposta no pescoço versus outras modalidades como a TC e RM. Entre 264 casos incluídos, foi observado que o PET tinha um valor preditivo negativo de 94.6%, enquanto TC/MR tinha de 92%. O PET tem uma frequência de falsos positivos (22%) inferior ao de TC/RM (39%) ou da combinação de PET mais uma outra modalidade (45%). Os autores apontam que o PET isolado pode reduzir consideravelmente a taxa de esvaziamento cervical sem prejudicar o controle cervical.

Comentário: PET isolado deve ser considerado padrão na avaliação de resposta cervical após protocolos de radioterapia, idealmente realizado pelo menos 12 semanas após o término do tratamento. O elevado valor negativo preditivo de TC/RM permite que esses exames possam ser considerados em um ambiente de limitação de recursos, onde o PET ficaria reservado de forma sequencial caso haja alterações significativas na avaliação inicial. 

 

Abstract 6014 – Antonio Lopez-Pousa - Validation of the pathological classification of lymph node metastasis for head and neck tumors (HNSCC) according to the 8th edition of the TNM classification of malignant tumors (8th TNM)

Os autores procuraram validar o papel do extravazamento extracapsular no linfonodo cervical como um fator de mau prognóstico em pacientes operados com câncer de cabeça e pescoço (CCP), conforme sugerido na oitava edição do TNM. De um total de 1137 pacientes tratados entre 1990 e 2013, houve reclassificação do discriminador N de pN1 para pN2 em 21% dos casos e de pN2 para pN3 em 58%. Foi observado um impacto significativo na sobrevida no segundo caso, quando o pN2 foi reclassificado como pN3 devido ao extravasamento. Por outro lado, não houve impacto na sobrevida na reclassificação de pN1 para pN2.

Comentário: O extravazamento capsular tem importante impacto prognóstico em pacientes HPV-negativo. Este componente faz parte do novo estadiamento (oitava edição).

 

Abstract 6016 – Rainer Fietkau - Randomised phase III trial of concurrent chemoradiation (CRT) for locally advanced head and neck cancer (stage II-IVB): comparing dose reduced radiotherapy (63,6Gy) with paclitaxel/cisplatinum to standard radiotherapy (70,6 Gy) with fluorouracil/cisplatinum

Foi avaliado neste estudo o papel de um esquema intensificado de quimioterapia (usando cisplatina e paclitaxel) em concomitância com a redução de dose na radioterapia (63Gy) em pacientes com CCP avançado (de-intensificação). No entanto, apenas metade dos casos era de orofaringe e cerca de 40% não tinha pesquisa de HPV. O estudo falhou em demonstrar um aumento da sobrevida livre de progressão no braço de cis-paclitaxel (SLP em 3 anos de 48% vs 58%, p=0,454). Em uma análise de subgrupos, pacientes HPV-positivo ou não tabagistas apresentaram uma SLP semelhante independentemente do braço de tratamento.

Comentário: O estudo apresenta uma importante limitação, que foi a não seleção de casos HPV-positivo com melhor prognóstico para testar a de-intensificação. No entanto, a análise de subgrupo de fato sugere que este grupo possa ter desfecho semelhante apesar da de-intensificação da RT. Caso estes dados se confirmem em outros estudos, esta poderá ser uma prática no futuro próximo.

 

Abstract 6015 – Jean Bourhis - Dose escalation of radiotherapy (RT) for locally advanced head and neck carcinomas treated with concomitant chemotherapy (CT) and RT: results of the GORTEC 2004-01 randomized trial

Este estudo avaliou a intensificação de dose de RT para 75 Gy em pacientes de alto risco em comparação com a dose tradicional de 70 Gy em 35 frações. No braço de 75 Gy, foi utilizada IMRT, enquanto a RT conformacional em 3D foi usada no braço de 70 Gy. Com 188 pacientes incluídos, o escalonamento de dose de RT não levou a um aumento na taxa de controle locorregional, que foi de cerca de 70% em ambos os braços (p=0,63). No entanto, a taxa de xerostomia tanto aguda quanto tardia foi reduzida de forma significativa no braço de IMRT (53% vs 92% em 3 anos, p=0,0003). Como no estudo prévio, o estudo falhou em selecionar exclusivamente grupos de pacientes de mais alto risco.

Comentário: Um grupo de pacientes com CCP apresenta desfechos muito desfavoráveis, principalmente aqueles com estadio muito avançado e pesquisa negativa de HPV. Novas formas de intensificar o tratamento são necessárias. Cabe aqui lembrar que estudos com imunoterapia estão em andamento neste cenário. Esse estudo confirma a menor toxicidade quando do uso de IMRT.

 

Abstract 6007 – Vanita Noronha - Phase III randomized trial comparing weekly versus 3-weekly cisplatin in patients receiving chemoradiation for locally advanced head and neck cancer

Trata-se de um estudo de fase 3, onde pacientes com CCP localmente avançado foram submetidos a randomização para receber RT concomitante a cisplatina em doses convencionais (100 mg/m2 a cada 3 semanas) ou em doses semanais (30 mg/m2). A maioria dos casos era de cavidade oral (90%) e estava em tratamento adjuvante. A taxa de recorrência locorregional foi maior no braço semanal (38% vs 24% em 2 anos), o que demonstra a inferioridade do esquema semanal.

Comentário: O esquema de cisplatina a cada 3 semanas permanece como o padrão tanto na adjuvância quanto no tratamento definitivo em CCP. A maior crítica aqui fica por conta de uma dose relativamente baixa utilizada no braço semanal, quando a maioria dos estudo usa 40 mg/m2 da cisplatina.

 

Luiz Henrique de Lima Araujo, MD, MSc, PhD
Médico Oncologista Clínico e Pesquisador
Especialista em Oncologia Torácica e de Cabeça e Pescoço
Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Instituto COI (ICOI)
Ex-fellow da American Society of Clinical Oncology
Ex-Postdoctoral Researcher na Ohio State University