Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Tazemetostat em sarcoma epitelióide avançado com perda de INI1/SMARCB1: um estudo basket de fase II, aberto e internacional

Resumo do artigo:

Sarcomas epitelioides são um subtipo de raro e agressivo de sarcoma de partes moles. Mais de 90% dos tumores apresenta perda de expressão de INI1 levando a uma dependência oncogenica do supressor de transcrição EZH2. A perda de INI1, SMARCB1 ou de ambos é a característica molecular que define o sarcoma epitelioide. Este estudo reporta a atividade clínica e segurança de tazemetostat, um inibidor oral seletivo de EZH2 em pacientes com sarcoma epitelioide.

Neste estudo basket, pacientes com tumores sólidos diversos com perda de expressão INI1 foram incluídos em 7 coortes. Pacientes elegíveis para a coorte de sarcoma epitelióide tinham 16 anos ou mais, tumores localmente avançados ou metastáticos, perda de INI1 confirmado por imunohistoquímica ou alteração bialélica SMARCB1 ou ambos. Tazemetostat era administrado via oral na dose de 800 mg duas vezes continuamente.

O objetivo primário era taxa de resposta segundo RECIST 1.1. Foram incluídos 62 pacientes. Foi observado uma taxa de resposta objetiva de 15%. A duração mediana de resposta após um período de seguimento de 13,8 meses não foi atingida.

A sobrevida livre de progressão foi de 5,5 meses e sobrevida global mediana foi de 19 meses. Eventos adversos graus 3 mais frequentes foram anemia e perda ponderal. Dois pacientes apresentaram evento adverso sério – convulsão e hemoptise. Não houve óbito relacionado ao tratamento.

 

Tazemetostat in advanced epithelioid sarcoma with loss of INI1/SMARCB1: an international, open-label, phase 2 basket study. Gounder M, et al. Lancet Oncol. 2020 Nov;21(11):1423-1432. Epub 2020 Oct 6. PMID: 33035459.
Tazemetostat em sarcoma epitelióide avançado com perda de INI1/SMARCB1: um estudo basket de fase II, aberto e internacional.

 

Comentário da avaliadora científica:

Tazemetostat foi bem tolerado e mostrou atividade clínica nessa coorte de pacientes com sarcoma epitelioide e pode melhorar o desfecho dos pacientes com este tumor agressivo. Um estudo fase Ib/3 de tazemetostat em combinação com doxorrubicina em primeira linha está em andamento.

 

Avaliadora científica:
Dra. Luiza Dib
Residência em Oncologista Clínica pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Universidade de São Paulo – USP SP
Oncologista Clínica do Hospital Sírio Libanês Brasília
Coordenadora da Pesquisa Clínica do Hospital Sírio Libanês em Brasília.