Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Terapia sistêmica em pacientes com câncer de próstata tratados inicialmente com castração e docetaxel

Após a publicação dos dados dos estudos CHAARTED e STAMPEDE, a adição de seis ciclos de docetaxel à terapia de privação androgênica (TPA) virou tratamento-padrão para câncer de próstata castração-sensível (CPCS) metastático (principalmente no grupo com grande volume de doença). Porém a atividade das terapias subsequentes após progressão para o estado de castração-resistente (mCRPC, metastatic castration-resistant prostate cancer) é pouco conhecida.

Neste estudo, o grupo francês avaliou retrospectivamente a eficácia dessas terapias em pacientes que fizeram parte do estudo GETUG-15 e que haviam progredido para mCRPC (estudo similar ao CHAARTED e ao STAMPEDE). No total, 245 pacientes receberam ao menos uma terapia para mCRPC. As terapias mais frequentemente utilizadas foram docetaxel, bicalutamida, abiraterona e enzalutamida. A taxa de queda do prostate specific antigen (PSA) > 50% a docetaxel em primeira ou segunda linha (no cenário de castração-resistente) foi de 38% para quem havia recebido TPA apenas e 14% para aqueles previamente tratados com TPA + docetaxel, enquanto a sobrevida livre de progressão bioquímica (SLPB) foi de 6,0 meses e 4,1 meses para quem havia recebido TPA apenas e TPA + docetaxel, respectivamente (para comparação, notar que no estudo TAX-327, a queda de PSA > 50% foi de 48% e a de SLPB foi de 7,7 meses com o uso de docetaxel). Dentre os que receberam bicalutamida em primeira ou segunda linha, a taxa de queda de PSA > 50% foi de 43%, e 17% para TPA apenas e TPA + docetaxel. Dentre aqueles que receberam abiraterona/enzalutamida em primeira ou segunda linha, a taxa de resposta de PSA > 50% foi de 53%.

Lavaud P, Gravis G, Foulon S, Joly F, Oudard S, Priou F, et al. Anticancer Activity and Tolerance of Treatments Received Beyond Progression in Men Treated Upfront with Androgen Deprivation Therapy With or Without Docetaxel for Metastatic Castration-naïve Prostate Cancer in the GETUG-AFU 15 Phase 3 Trial. Eur Urol. 2017 Oct 23. pii: S0302-2838(17)30791-1.

Comentário: com as recentes mudanças no tratamento do câncer de próstata metastático, há pouca evidência para guiar o sequenciamento das terapias. Este estudo sugere uma baixa eficácia de rechallenge com docetaxel em pacientes previamente tratados com TPA + docetaxel no cenário de CPCS. No entanto, a atividade de abiraterona/enzalutamida parece preservada. Esperamos que dados prospectivos possam definir melhor a sequência de tratamentos.

Manuel Caitano Maia, MD
Médico graduado pela Universidade Federal do Pará; residência de Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e residência de Oncologia Clínica no Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp/FMUSP); fellow da Oncologia Clínica Geniturinária no City of Hope Cancer Center, Califórnia, Estados Unidos