Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Transmissão de SARS-CoV-2 em pacientes com câncer em um hospital terciário de Wuhan, China

Resumo do artigo:

A epidemia de COVID-19 estourou na China em dezembro de 2019, caracterizada por uma rápida transmissão entre pessoas. Relatos de 138 pacientes hospitalizados em uma instituição chinesa apontam que 41.3% deles adquiriram a doença através de transmissão dentro de hospitais.

Esse estudo retrospectivo avaliou 1.524 pacientes com câncer admitidos no Departamento de Oncologia Clínica e Radioterapia do Hospital Zhongnan da Universidade de Wuhan. A taxa de infecção nesses pacientes foi de 0.79% (12 pacientes no total). Essa taxa foi maior que a taxa de incidência da população geral de Wuhan (0.37%). A idade média foi de 66 anos e 2/3 dos pacientes tinham mais de 60 anos. Aproximadamente 60% dos pacientes tinham diagnóstico de neoplasia de pulmão não pequenas células. Cerca de 40% estavam sendo tratados com quimioterapia com ou sem imunoterapia, 25% dos pacientes desenvolveram a forma grave da doença e um paciente necessitou de terapia intensiva.

Por fim, o estudo finaliza afirmando que admissões hospitalares e visitas recorrentes ao hospital devem ser minimizadas em tempos de pandemia por COVID-19.

 

SARS-CoV-2 Transmission in Patients With Cancer at a Tertiary Care Hospital in Wuhan, China. Yu et al. JAMA Oncol. Published online March 25, 2020. doi:10.1001/jamaoncol.2020.0980.
Transmissão de SARS-CoV-2 em pacientes com câncer em um hospital terciário de Wuhan, China.

 

Comentário do avaliador científico:
- Estudo retrospectivo demostrando que pacientes com câncer internados têm uma taxa de incidência para COVID-19 maior do que a população em geral. Essa informação já era esperada tendo em vista o caráter imunossupressor do câncer e alguns dos seus tratamentos, assim como a predominância de pacientes mais idosos vivendo com neoplasias.
- Apesar dos números pequenos e de ser um estudo retrospectivo, chama a atenção neste artigo a predominância de pacientes com neoplasia de pulmão. Tal fato também foi observado no estudo da Lancet Oncology, presente nesta edição especial. Essa informação serve para municiar aos gestores de centros oncológicos a adotarem medidas de enfrentamento da pandemia nas unidades de oncologia e radioterapia. Discutiremos em outro artigo desta edição do SBOC Review o guideline francês de recomendações aos serviços de oncologia.

 

Avaliador científico e editor:
Dr. Daniel da Motta Girardi
Filiações: Oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês Brasília e do Hospital de Base do Distrito Federal. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, Estados Unidos da América.