Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Trastuzumabe biossimilar no câncer de mama metastático HER2-positivo

O tratamento com Trastuzumabe, um anticorpo monoclonal humanizado anti-HER2, combinado à quimioterapia promove ganho de sobrevida em pacientes com câncer de mama metastático HER2-positivo. Entretanto, o alto custo do tratamento (cerca de U$64.000,00 por ano) limita o amplo uso dessa medicação em vários países.

O estudo Heritage, publicado no JAMA por Rugo e colaboradores, é o primeiro ensaio clínico fase 3 de equivalência a comparar uma droga biossimilar versus trastuzumabe (Herceptin®, Roche) combinado a taxano. Foram randomizadas 500 mulheres com câncer de mama metastático. Seu desfecho primário foi taxa de resposta global (completa e parcial) após 24 semanas. A taxa de resposta global foi de 69,6% no grupo tratado com o biossimilar e 64% no grupo com trastuzumabe, mantendo os limites de equivalência estabelecidos no estudo. Na semana 48, não houve diferença significativa entre o biossimilar e trastuzumabe quanto a tempo para progressão (41,3% vs 43,0%), sobrevida livre de progressão (44,3% vs 44,7%) e sobrevida global (89,1% vs 85,1%)., presença de pelo menos 1 evento adverso (98,6% vs 94,7%), respectivamente. Os eventos adversos mais comuns foram neutropenia, neuropatia periférica e diarreia. Portanto, o uso do biossimilar comparado a trastuzumabe resultou em taxa de resposta equivalente na avaliação após 24 semanas de tratamento.

*Rugo e cols. JAMA. 2017;317(1):37-47. 27918780

Comentários: O estudo Heritage abre caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos oncológicos com eficácia comprovadamente semelhante. No cenário atual, de maior relevância da farmacoeconomia e controle de custos em Oncologia, iniciativas como essa tornarão mais acessível o uso de trastuzumabe e outros biológicos nas mais diversas regiões do mundo.

Cláudio H L Rocha, MD.

Oncologista Clínico formado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Universidade de São Paulo. Oncologista Clínico da Oncoclínica e Oncomédica, Teresina – Piauí.