Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Trastuzumabe deruxtecana em câncer de pulmão de células não pequenas HER2 mutado

Resumo do artigo:

Cerca de 3% dos pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) apresentam mutação no gene que codifica o receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2 ou ERBB2). Trastuzumabe deruxtecana é um conjugado anticorpo-droga que consiste em um anticorpo monoclonal anti-HER2 humanizado ligado a um inibidor de topoisomerase I por meio de um ligante clivável baseado em tetrapeptídeo.

O DESTINY-Lung01 é um estudo fase II, multicêntrico, aberto que avalia a eficácia e segurança do trastuzumabe deruxtecana na dose de 6,4 mg/kg a cada 3 semanas em pacientes com CPCNP não escamoso avançado ou irressecável com HER2 mutado ou superexpresso que progrediram a terapia padrão. Esta análise descreve o resultado da coorte com mutação de HER2.

O desfecho primário do estudo foi resposta objetiva confirmada, de acordo com um comitê de revisão central independente. Os desfechos secundários foram duração de resposta, controle de doença, sobrevida livre de progressão e sobrevida global.

Foram incluídos 91 pacientes que apresentavam uma média de dois tratamentos prévios. 95% dos pacientes receberam tratamento com quimioterapia baseada em platina e 66% receberam imunoterapia (anti-PD-1 ou anti-PD-L1) previamente. Foram incluídos 33 pacientes com metástases cerebrais assintomáticas. A mediana de acompanhamento foi de 13,1 meses.

Dos 91 pacientes, 50 tiveram resposta objetiva (55%; IC 95% 44-65), sendo um paciente (1%) com resposta completa e 49 pacientes (54%) com resposta parcial. A maioria dos pacientes (92%) apresentou controle da doença. A duração mediana da resposta foi de 9,3 meses, a sobrevida livre de progressão mediana foi de 8,2 meses (IC 95%, 6,0-11,9) e a sobrevida global mediana foi de 17,8 meses (IC 95%, 13,8-22,1). Entre os 33 pacientes com metástases no sistema nervoso central (SNC) no início do estudo, 14 haviam recebido radioterapia anterior no cérebro e 19 não; desses pacientes, 8 e 10, respectivamente, tiveram resposta parcial.

Os eventos adversos relacionados ao medicamento de grau 3 ou 4 ocorreram em 46% dos pacientes, sendo o evento mais comum neutropenia (19%) e anemia (10%). Doença pulmonar intersticial relacionada a droga ocorreu em 26% dos pacientes e resultou em duas mortes.

As respostas ao tratamento foram observadas em pacientes com diferentes subtipos de mutação HER2, mesmo em pacientes sem expressão de HER2 por imuno-histoquímica ou amplificação de HER2. Em resumo, trastuzumabe deruxtecana mostrou uma alta taxa de resposta em pacientes com CPCNP avançado HER2 mutado previamente tratados.

 

 

Li BT, Smit EF, Goto Y, Nakagawa K, Udagawa H, Mazières J et al. DESTINY-Lung01 Trial Investigators. Trastuzumab Deruxtecan in HER2-Mutant Non-Small-Cell Lung Cancer. N Engl J Med. 2022 Jan 20;386(3):241-251. doi: 10.1056/NEJMoa2112431.
Trastuzumabe deruxtecana em câncer de pulmão de células não pequenas HER2 mutado

 

Comentário da avaliadora científica:

No estudo DESTINY-Lung01, a eficácia do trastuzumabe deruxtecana foi demonstrada diferentes subgrupos clínicos, incluindo pacientes que haviam recebido anteriormente um inibidor de tirosina quinase anti-HER2 e naqueles com metástase no sistema nervoso central, embora imagens do SNC não tenham sido feitas de forma sistemática em todos os pacientes, o que limita a sua avaliação de eficácia neste cenário. A resposta foi observada independentemente dos sítios de mutação do HER2, incluindo domínio extracelular, e da presença de expressão ou amplificação de HER2.

O perfil de evento adverso foi consistente com o de estudos relatados anteriormente. Porém, a doença pulmonar intersticial aconteceu em 26% dos pacientes, uma taxa maior do que apresentado nos estudos de câncer de mama (13,6%) e câncer gástrico (10%) com essa droga. Os mecanismos de lesão pulmonar induzida pela droga ainda precisam ser elucidados e podem estar relacionados a elevada taxa de tabagismo destes pacientes. Essa é uma toxicidade relevante no cenário de pacientes com câncer de pulmão e deve ser monitorizada cuidadosamente.

Como perspectivas, o estudo DESTINY-Lung04, que compara trastuzumabe deruxtecana com a combinação de quimioterapia (platina + pemetrexede) e imunoterapia (pembrolizumabe) em primeira linha em pacientes com CPCNP e mutação de HER2 está em andamento, e irá avaliar a incorporação em linhas ainda mais precoces de nossa medicação.

 

Avaliadora científica:

Dra. Ive Lima
Residência de Oncologia Clínica pelo Hospital Israelita Albert Einstein
Oncologista clínica na Clínica AMO – Salvador-BA