Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Tratamento de H. pylori na prevenção do câncer gástrico (CG) metacrônico

Helicobacter pylori (Hp) é o principal carcinógeno conhecido para CG. O estudo conduzido por Choi e cols. investigou se o tratamento de Hp após a ressecção endoscópica de CG inicial ou de adenomas de alto grau seria capaz de reduzir a incidência de CG metacrônico (>1 ano pós ressecção) e de promover melhora das alterações histológicas nos pacientes com CG inicial (dois desfechos co-primários). Todos os pacientes tinham infecção por Hp confirmada e foram aleatorizados para receber antibioticoterapia ou placebo. Foram avaliados com endoscopia após três meses, seis meses e então semestralmente até três anos. Por questões éticas, foi oferecido tratamento para Hp aos pacientes do braço placebo ao término dos três anos.

A análise de intenção de tratamento incluiu 396 pacientes recrutados em 10 anos (2003-2013), com mediana de seguimento de 5,9 anos. Foram diagnosticados com CG metacrônico 14/194 pacientes (7,2%) no braço de tratamento versus 27/202 (13,4%) no braço de placebo, representando uma redução de risco de 50% (HR 0,5; IC 95% 0,26-0,94; p=0,03). Melhora das alterações histológicas também foi mais observada no braço de tratamento (48,4% versus 15%; p<0,001). A taxa de erradicação do Hp foi 80,4% e houve mais casos de CG metacrônico entre os indivíduos com persistência de Hp pós tratamento em relação àqueles em que o Hp foi erradicado (14% versus 5,4%).

Choi e cols. New Engl J Med, 2018 Mar 22. PMID: 29562147

Comentários: O estudo demonstra (e reforça) a importância da erradicação do Hp na melhora das alterações histológicas inflamatórias e, principalmente, na redução do risco de CG metacrônico em 50%. Os autores não descreveram se a redução de risco de CG metacrônico restringiu-se aos casos com melhora das alterações histológicas. A recomendação atual é realizar o tratamento de Hp em todos os pacientes com infecção ativa (síndrome dispéptica, úlcera, alterações histológicas etc.).

Helano Freitas, MD, MSc.
Oncologista clínico, coordenador científico da Unidade de Pesquisas Clínicas do A C Camargo Cancer Center, São Paulo