Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Tratamento do Câncer de Próstata Avançado: Onde estamos em 2019?

Resumo do artigo:

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum no homem (excetuando-se o câncer de pele não melanoma). Segundo estimativa do INCA, são esperados para o ano de 2020 66 mil novos casos da doença. Ao diagnóstico a maioria dos casos apresentam-se como doença localizada sendo possível tratamento local com intuito curativo e aproximadamente 10% dos casos já apresentam metástases ao diagnóstico sendo necessário tratamento sistêmico paliativo. Além disso, é esperado que de 25% a 30% dos casos inicialmente tratados localmente poderão recorrer e também necessitarão de tratamento sistêmico.
Durante muitas décadas o tratamento sistêmico padrão foi baseado na supressão dos níveis de testosterona através da castração química ou cirúrgica (orquiectomia) ou o bloqueio androgênico periférico através do uso de antiandrógenos. Porém, nos últimos 10 anos houve um grande avanço no tratamento sistêmico do câncer de próstata metastático tanto na intensificação do tratamento sistêmico no cenário da doença sensível a castração com a adição de quimioterapia ou novos agentes hormonais à castração, quanto no surgimento de novas opções terapêuticas no cenário da doença resistente à castração. Entre essas novas opções estão a imunoterapia (sipuleucel-T), novos agentes hormonais (abiraterona, enzalutamida, apalutamida, darolutamida), quimioterapia (cabazitaxel), radiofármaco (Radium-223) e inibidor da PARP (olaparibe). Além de se mostrarem tratamentos efetivos com taxa de resposta de PSA e controle de dor, esses novos agentes também demonstraram benefício de sobrevida.
Vale mencionar que com o recente avanço do tratamento de outros tumores sólidos com o uso de inibidores do checkpoint, essa estratégia de tratamento também tem sido testada no câncer de próstata metastático com resultados preliminares interessantes e promissores.

 

Treatment of Advanced Prostate Cancer: Where are we in 2019? Monteiro FSM et al. Braz J Oncol.2019;15(0):1-19
Tratamento do Câncer de Próstata Avançado: Onde estamos em 2019?

 

Comentário do avaliador científico:
- Trata-se de uma ampla revisão da literatura, abordando todas as opções de tratamentos disponíveis para o câncer de próstata avançado. O texto conta com citações e comentários de pontos relevantes de todos os estudos randomizados publicados ou apresentados em congressos até 2019 que avaliaram cada tratamento específico para cada fase da doença metastática (sensível e resistente à castração);

- Também são abordados nessa revisão o papel e o benefício do tratamento do tumor primário na doença metastática;
- No final, foi montado um fluxograma objetivo de tratamento, de acordo com a fase, sintomatologia, volume/risco e sitio de metástases da doença.

 

Avaliador científico:
Dr. Fernando Sabino Marques Monteiro
Filiações:
- Oncologista Clínico pelo Hospital do Servidor Publico Estadual de São Paulo. International Fellowship em tumores urológicod pelo Taussig Cancer Center/Cleveland Clinic
- Oncologista Clínico dedicado a tumores urológicos e gastro-intestinais do Hospital Santa Lucia Brasilia/DF e do Hospital Universitário de Brasília/UNB
- Membro do comitê científico do LACOG-GU
- Doutorando em ciências da saúde/patologia molecular pela PUC-RS

 

Editor:
Dr. Daniel da Motta Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio Libanês Brasilia e do Hospital de Base do Distrito Federal. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, EUA.