Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Uso de ferramentas eletrônicas para auto-relato de sintomas aumenta a sobrevida na doença metastática

Estudo – Ethan M. Basch, Overall survival results of a randomized trial assessing patient-reported outcomes for symptom monitoring during routine cancer treatment. No = LBA2

Basch e cols conduziram um estudo de fase 3 que randomizou 766 pacientes com tumores sólidos (incluindo câncer de mama, pulmão, tumores genitourinários e ginecológicos), que estavam iniciando o tratamento para doença metastática, com dois tipos de monitorização de sintomas: um grupo de cuidados clínicos usual versus um grupo cujos sintomas seriam reportados remotamente pelos pacientes através de uma plataforma digital, que poderia ser acessada por tablets ou computadores. A participação no programa foi continua até a interrupção do tratamento, retirada do consentimento, internação em hospice ou morte. O desfecho primário do estudo foi qualidade de vida, medida pelo questionário EQ-5D, que já havia sido reportado. Após uma mediana de 7 anos de seguimento, os dados de sobrevida global foram analisados e apresentados. As características clínicas foram bem balanceadas entre os 2 grupos. A idade mediana foi de 61 anos. Comparado ao grupo de cuidados padrão, os pacientes no grupo de monitorização eletrônica apresentaram um aumento estatisticamente significativo da SG o grupo controle (31.2 vs. 26,0 meses; p = 0,03). Isso se traduziu em um benefício de sobrevivência absoluta de 5 anos de 8%. A diferença manteve-se significativa na análise multivariada (HR 0,832, IC 95% [0,696, 0,995]).

*Artigo publicado – Basch EM e cols. JAMA. 2017 Jun 4. PMID: 28586821

Comentário: Talvez esse tenha sido o estudo que mais chamou atenção na ASCO 2017, comprovando que a incoporação de ferramentas que permitam ao paciente acesso fácil, rápido e eficaz ao serviço de saúde tem importância significativa no desfecho clínico.

Romualdo Barroso-Sousa, MD, PhD.
Oncologista clínico. Clinical Fellow da divisão de Câncer de Mama do Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School, Boston, EUA. Editor do SBOC Review.