Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Consensos e Guias

Consensos e Guias
  • Cuidando de pacientes com câncer avançado nas últimas semanas de vida

    Elaborado pela SBOC, em parceria com a MASCC (Multinational Association of Supportive Care in Cancer), o material traz informações e reflexões fundamentais para oncologistas e outros profissionais que cuidam de pacientes com câncer e seus familiares.

  • Atividade física e câncer: recomendações para prevenção e controle

    Produzido pela SBOC, em parceria com SBAFS e INCA, o documento reúne evidências científicas mais recentes sobre atividade física para a prevenção do câncer, assim como para a redução da mortalidade geral e específica por câncer em adultos e idosos (18 ou mais anos).

  • Tratamento Sintomático em Cuidados Paliativos

    Material produzido pela SBOC, em parceria com a SBED, com o objetivo de nortear os oncologistas em relação às melhores práticas em cuidados paliativos no cuidado dos pacientes oncológicos e seus familiares.

  • Eventos adversos de imunoterápicos

    Atualização das Diretrizes Brasileiras de Manejo de Toxicidades Imunomediadas Associadas ao Uso de Bloqueadores de Correceptores Imunes.

  • Plataformas de Pesquisa de Mutações Somáticas

    Recomendações de um painel de especialistas para o emprego de plataformas de pesquisa de mutações somáticas em tumores sólidos.

  • Guia de Vacinação no Paciente Oncológico

    O Guia de Vacinação para Pacientes Oncológicos, desenvolvido pela SBOC em parceria com a SBIm, apresenta em detalhes os cuidados especiais que devem ser tomados para imunizar as pessoas vivendo com câncer contra diversas outras doenças.

  • Guia de Nutrição para o Oncologista

    O Guia de Nutrição para o Oncologista abrange toda a jornada de quem enfrenta um câncer e não pode prescindir de uma alimentação adequada à sua condição: desde o diagnóstico do seu estado físico, contemplando conceitos como caquexia, sarcopenia e obesidade, passando por suporte nutricional durante o tratamento, condução dos efeitos colaterais, orientação sobre medicamentos e dietas e cuidados paliativos e após a superação da doença.

  • Consenso brasileiro sobre câncer de próstata

    A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e a Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) construíram juntas o segundo consenso brasileiro sobre o tratamento de câncer de próstata. O objetivo é orientar os médicos na tarefa cada vez mais difícil de escolher entre múltiplos tratamentos potencialmente eficazes, mas que podem ser caros e de toxicidade significativa. Clique no botão abaixo para fazer o download da versão em português. Para acessar a versão em inglês, publicada na revista International Braz J Urol clique aqui.