Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Brazilian Journal of Oncology passa por modernizações e nova indexação

Brazilian Journal of Oncology passa por modernizações e nova indexação

Lançada em 2017 pelas sociedades brasileiras de Oncologia Clínica (SBOC), de Cirurgia Oncológica (SBCO) e de Radioterapia (SBRT), a revista científica Brazilian Journal of Oncology (BJO) acaba de passar por um profundo processo de modernização, com transformações em sua identidade visual, no corpo editorial e na indexação.

Com novo logotipo e plataforma virtual renovada, o periódico agora integra a LILACS, o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e do Caribe. A BJO já era indexada na Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org), base indexadora de periódicos científicos brasileiros desenvolvida pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP).

Para a presidente da SBOC, Dra. Clarissa Mathias, a nova indexação eleva a BJO a um novo patamar entre os periódicos científicos da oncologia. “Agora integramos uma comunidade internacional que abrange toda a literatura relativa às ciências da saúde, produzida por autores latino-americanos e publicado nos países da região desde 1982”, comenta. “Trata-se de um importante passo rumo à consolidação da BJO como fórum para disseminação global do conhecimento científico oncológico”, comemora.

Editor executivo do periódico, Dr. Jorge Sabbaga explica que as mudanças já apresentam importantes resultados. “A nova apresentação da BJO é a parte mais visível de um profundo processo de revisão das nossas práticas e modernização dos procedimentos para submissão, revisão e aprovação de trabalhos científicos de diferentes campos da oncologia, ambicionando cada vez mais a excelência das publicações”, conta. O índice de aprovações de trabalhos submetidos no primeiro semestre de 2021 foi de 44%.

O corpo editorial também conta com novos membros: Dr. Glauco Baiocchi Wilson e Dr. Luiz da Costa Jr., ambos do A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo (SP), e editores responsáveis pela área de Cirurgia Oncológica.

Completam o grupo:

• Dr. Gustavo dos Santos Fernandes, do Hospital Sírio-Libanês de Brasília (DF), e Dr. William N. William Jr., do Centro Oncológico BP da Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP), editores responsáveis pela área de Oncologia Clínica;
• Dr. Gustavo Viani Arruda, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP), editor responsável pela área de Radioterapia;
• Dr. Daniel G. Haller, da University of Pennsylvania, nos Estados Unidos, editor consultivo.

A modalidade de publicação continuada (rolling pass), adotada em 2019, continua vigente, com volumes anuais, sem numeração de fascículos trimestrais, como era feito anteriormente, e as publicações seguem sendo open access, permitindo ao público interessado ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e pesquisar os textos completos dos artigos para fins acadêmicos.

Saiba mais em www.brazilianjournalofoncology.com.br.