Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Inscrições abertas para a VI Gincana Nacional da Oncologia para Residentes

Inscrições abertas para a VI Gincana Nacional da Oncologia para Residentes

Mais uma edição da já tradicional competição on-line que desafia e premia os futuros oncologistas clínicos do Brasil está com inscrições abertas! Associados da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) que fazem residência em oncologia clínica em instituições de todas as regiões do país podem se inscrever até 18 de abril na VI Gincana Nacional da Oncologia para Residentes.

A competição dedicada aos residentes é uma das duas gincanas promovidas anualmente pela SBOC para disseminar o conhecimento médico em oncologia clínica e integrar a comunidade de preceptores e futuros profissionais em todo o território nacional – há, ainda, a Gincana Nacional da Oncologia para Acadêmicos, para estudantes de medicina. Nesta nova edição para os residentes, serão exigidos conhecimentos gerais de oncologia, como diagnóstico, estadiamento e história natural da doença, mas também epidemiologia, biologia molecular e domínio sobre o tratamento dos principais tipos de tumores.

Para a presidente da SBOC, Dra. Clarissa Mathias, trata-se de uma oportunidade de aprimoramento. “A SBOC está com o oncologista clínico desde sua formação, e a competitividade promovida pela Gincana é um meio de abordar conceitos e práticas que o acompanharão ao longo de toda a sua jornada profissional e de vida”, comenta “Cada caso apresentado aos competidores é pensado de forma a contemplar os principais desafios do oncologista clínico em seu dia a dia.” O vice-presidente para Ensino da Oncologia da SBOC, Dr. Rodrigo Munhoz, alinha o propósito da Gincana ao de todas as iniciativas educacionais da entidade. “Os casos clínicos levados aos competidores são disponibilizados quinzenalmente no site da Gincana e conversam diretamente com as aulas do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica (PROC) e da nossa plataforma de conteúdo audiovisual, o SBOC Play”, orienta.

A complexidade de todos os casos clínicos e questões enviados aos candidatos é padronizada, com cada passo registrado on-line, de modo a garantir transparência ao longo de todo o processo. “É a marca da SBOC sendo apresentada ao profissional que ela representa já nas primeiras etapas de sua carreira, com o cuidado de quem compreende sua missão e atua fortemente para fomentar a melhor prática clínica”, diz o diretor executivo da entidade, Dr. Renan Clara.

Peça a peça

Os casos clínicos serão apresentados um a um, a cada 15 dias, sempre às 20h das segundas-feiras. Para cada caso será divulgada uma pergunta por dia, ao longo da semana (de 1 a 5 perguntas).

Ao final da semana, às 20h do sábado, será apresentado um vídeo com discussões do caso clínico e das questões da semana. As questões anteriores estarão disponíveis, com as devidas respostas, para todos os competidores.

A pontuação será baseada no desempenho da participação on-line a cada pergunta, considerando o tempo para a resposta e a alternativa correta. Cada residente terá acesso exclusivamente ao seu desempenho individual global.

Tudo ocorrerá em três blocos de dois meses, totalizando quatro casos clínicos mensais. Ao fim de cada bloco, serão anunciados os vencedores daquela fase.

Xeque-mate!

Serão premiados os três primeiros colocados do ranking global e os de cada bloco. Os demais participantes poderão conferir sua posição em relação à de todos os residentes e aos de seu ano – uma informação exclusiva ao competidor.

O campeão do ranking global ganhará o pacote completo para o ASCO 2022, em Chicago, nos Estados Unidos, com inscrição, hospedagem e passagens custeadas. O vice-campeão também viaja para Chicago sem custo, com a participação no evento igualmente garantida, e o terceiro colocado ganha a inscrição.

Já os primeiros colocados em cada bloco ganham o pacote completo para o Congresso SBOC 2021, programado para o mês de novembro, em Salvador (BA), com inscrição, hospedagem e passagens pagas. Os segundos e terceiros colocados também participam do evento sem pagar a inscrição, sendo que o vice-campeão de cada bloco ganha também as passagens aéreas.

O preceptor da instituição de residência do grande campeão do ranking global também ganhará o pacote completo para o Congresso SBOC 2021, com inscrição, hospedagem e passagens.

Saiba mais e inscreva-se em bit.ly/VIGincanaSboc.