Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Mulher, saiba mais sobre câncer do colo do útero, de pulmão e tireoide e previna-se!

Mulher, saiba mais sobre câncer do colo do útero, de pulmão e tireoide e previna-se!

Além do câncer de mama e do câncer colorretal, entre os tipos mais incidentes nas mulheres estão também o câncer do colo do útero, de pulmão e de tireoide.

O câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente, com aproximadamente 16 mil novos casos por ano no Brasil. Associado a infecções por HPV, esse tipo de câncer é altamente pevenível. Além do uso de preservativo, especialistas defendem a fundamental conscientização sobre a vacina contra HPV, disponibilizada pelo SUS no Brasil desde 2014 e considerada a forma mais eficaz de prevenção. No sistema público, a disponibilização é gratuita para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 13; na rede privada, outras faixas etárias também podem ser vacinadas. “Apesar da disponibilidade da vacina contra o HPV pelo sistema público de saúde, a adesão ainda é muito baixa no mundo inteiro, principalmente nos países da América Latina. Precisamos trabalhar tanto em campanhas de vacinação quanto de rastreamento, pois a incidência e o diagnóstico da doença avançada é muito grande”, afirmou Dra. Andreia Cristina Melo, Oncologista Clínica e membro da SBOC.

Já o câncer de pulmão é o quarto mais incidente entre as mulheres, porém, é o tipo de tumor que mais mata. E um ponto de atenção: segundo um estudo publicado no ano passado no Cancer Research, publicação científica da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer (EUA), a taxa global de mortalidade por câncer de pulmão nas mulheres deve aumentar em 43% até 2030, de acordo com uma análise de dados de 52 países. O crescimento do hábito de fumar entre elas seria a causa.“Para prevenir o câncer de pulmão é fundamental parar de fumar, já que o cigarro é o principal fator de risco para esse tipo de câncer, além de contribuir para a incidência de vários outros tipos”, diz Dra. Andreia.

Pela mais recente estimativa brasileira, o câncer da tireoide é o quinto mais frequente em mulheres, principalmente na faixa etária entre 30 e 50 anos. Tão pequena e tão importante, a glândula tireoide atua no peso, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração, no humor e no controle emocional. O câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens. Alguns estudos apontam que fatores hormonais e alimentares estão ligados ao desenvolvimento desse tipo de tumor. O principal sintoma é o aparecimento de nódulo palpável ou visível na região da tireoide ou do pescoço e entre os fatores de risco para a doença estão histórico familiar de câncer de tireoide e tratamentos prévios com radiação para cabeça, pescoço e tórax.


A melhor atitude é a prevenção, SEMPRE!

  • Use preservativo e vacine-se contra HPV. Vacine seus filhos!
  • Não fume. E, se você nunca fumou, evite a exposição passiva à fumaça. O cigarro é o principal fator de risco para câncer de pulmão e para diversos outros tipos de tumores.
  • Mantenha o peso corporal adequado. A obesidade também é um dos principais fatores de risco para câncer.
  • Evite excessos no consumo de bebida alcoólica, carnes vermelhas e embutidos.
  • Adote uma alimentação saudável.
  • Pratique atividades físicas.
  • Faça um check-up anual.


SEJA A MULHER DA SUA VIDA E DE OUTRAS VIDAS. Compartilhe essas informações sobre prevenção de câncer com outras mulheres e utilize a hashtag #SBOCnoMêsDaMulher