Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC participa de consulta pública sobre incorporação de abiraterona para câncer de próstata

SBOC participa de consulta pública sobre incorporação de abiraterona para câncer de próstata

Em 9 de maio, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC abriu Consulta Pública para ouvir a opinião da população sobre a incorporação do acetato de abiraterona. Esse medicamento pode ser incluído como alternativa para o tratamento de câncer de próstata metastático, nos casos em que a doença progride mesmo após a terapia de castração e quimioterapia.

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Para os pacientes com doença avançada, a primeira linha de tratamento inclui terapia hormonal e quimioterapia, já ofertados no SUS e considerados tratamento padrão. No entanto, apesar de fornecer resultados positivos, a doença pode voltar a evoluir. Para esses casos, a abiraterona poderá ser incluída como mais uma alternativa. A CONITEC recomendou a incorporação do medicamento após verificar, nos estudos analisados, evidências do potencial positivo dessa tecnologia como alternativa para o tratamento da doença.

Segundo Dr. Fabio Schütz, Oncologista Clínico e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a possibilidade de incorporação da abiraterona ao SUS trará um grande benefício aos pacientes com câncer de próstata metastático. “Esse medicamento faz parte da classe dos novos inibidores da via do receptor de andrógeno, que trouxeram um grande avanço no tratamento, com ganho de sobrevida e melhora na qualidade de vida. Já estão aprovados em vários países do mundo, inclusive no Brasil para o atendimento privado”, explica o especialista.

A SBOC participou da consulta pública e se mostrou favorável à incorporação. “É um passo muito importante e a previsão de aprovação traz novas possibilidades para tratamento dos pacientes do SUS, o que é sempre um grande avanço”, afirmou Dr. Sergio Simon, presidente da SBOC.