Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Abertura da I Semana da Oncologia coroa união dos especialistas

Abertura da I Semana da Oncologia coroa união dos especialistas

A cerimônia de abertura da I Semana Brasileira da Oncologia, do XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, do XIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica e do XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia, realizada na noite de quarta-feira (25) no Rio de Janeiro, representou a concretização de um projeto inédito para as três sociedades médicas. Os presidentes da SBOC, da SBCO e da SBRT lembraram do início do planejamento para a Semana, há um ano e meio, e se emocionaram com a realização da meta.

“Trabalhamos em conjunto e conseguimos engrandecer nossos eventos”, afirmou o Dr. Gustavo Fernandes, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Ele agradeceu à diretora executiva da SBOC, Dra. Cinthya Sternberg, em reconhecimento à sua dedicação para a estreia da Semana Brasileira da Oncologia. O presidente também destacou o empenho do Dr. Paulo Hoff, que coordenou a programação científica do XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica.

“Alcançamos mais de 6,5 mil inscritos e agregamos várias atividades multidisciplinares, formando uma grande rede de profissionais de oncologia, com o melhor benefício para os pacientes em cada especialidade”, registrou o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Dr. Felipe Coimbra.

O Dr. Eduardo Weltman, presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), lembrou que essa união fortalece as entidades e reflete a necessidade de integração multidisciplinar e do acolhimento abrangente ao paciente com câncer. “Queremos repercutir na sociedade o pedido de socorro da oncologia brasileira por recursos adequados para prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento”, destacou também.

Especialidades oncológicas

O Dr. Florentino Cardoso, cirurgião oncológico e presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) de 2011 a 2017, foi convidado para proferir a aula magna da cerimônia, com o tema “As especialidades oncológicas no Brasil”. Após apresentar um histórico dos marcos da oncologia, enfatizou que, até este ano, a Oncologia Clínica e a Cirurgia Oncológica eram especialidades de fato no país, mas ainda não o eram de direito. Resumiu os trâmites na própria AMB e na Comissão Mista de Especialidades para esse reconhecimento e exaltou a importância da conquista.

Em sua mensagem final, frisou o potencial da educação em saúde sobre os fatores de risco que levam ao câncer e a responsabilidade dos médicos e equipes de saúde no atendimento de qualidade, baseado em evidências científicas e com recursos utilizados de forma adequada. “Sejamos dedicados, probos e conscientes do nosso papel em um país de tantas desigualdades”, disse. “Quanto mais unidos estivermos e mais preparados para cuidar de nossos pacientes, mais seremos valorizados como profissionais.”

Depoimento de um paciente oncológico

O apresentador da solenidade de abertura foi o jornalista Carlos Nascimento, que fez questão de deixar seu depoimento como paciente oncológico: “Além de toda a tecnologia, dos investimentos da indústria farmacêutica e dos equipamentos com os quais contamos hoje, é muito importante que os oncologistas mantenham seu estado de espírito otimista porque isso faz uma enorme diferença. Eu me lembro que, nos momentos mais duros da minha doença, perguntei ao meu médico, o Dr. Paulo Hoff, como ele conseguia ser tão otimista. E ele respondeu que, como oncologista, tinha a obrigação de ser otimista e que ele gostava de ser assim. E saí da consulta achando que eu também tinha que acreditar. Quando fiquei doente, vi a minha vida desmoronar, como acontece com todo mundo. Eu apresentava o telejornal; tive que parar. Eu tinha começado a construir um barco; apareceu alguém querendo comprá-lo, como se logo eu fosse morrer. Eu era um pequeno cafeicultor e estava tentando engrenar no negócio. Passados quatro anos, eu voltei a fazer meu jornal, meu barco vai navegar pela primeira vez ainda este mês e já ganhei quatro prêmios da qualidade da cafeicultura. Estou concorrendo esta semana ao prêmio de melhor produtor do Estado de São Paulo. Não vou ganhar, mas não importa. Importa que estou concorrendo porque estou vivo. Isso se deve muito à atitude da equipe médica e de todos à minha volta. Para quem é paciente oncológico, esse otimismo é fundamental. Por favor, não percam nunca isso de vista.”

Veja mais fotos do evento de abertura da I Semana Brasileira de Oncologia

Sobre o XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica

O XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica acontece no Rio de Janeiro, de 25 a 28 de outubro. Inclui dezenas de atividades, com mais de 3,5 mil participantes. Em paralelo, acontece também a I Semana Brasileira da Oncologia.

Veja a cobertura completa do Congresso. Acompanhe também as novidades pelo Facebook e LinkedIn.