Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Abertura do SBOC 2022 reúne líderes da oncologia e autoridades públicas

Abertura do SBOC 2022 reúne líderes da oncologia e autoridades públicas

Ao fim da programação científica do primeiro dia do XXIII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, os participantes do evento se encontraram na plenária para a cerimônia oficial de abertura, que reuniu lideranças da oncologia e representantes das secretarias municipal e estadual de saúde do Rio de Janeiro.

O presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), o Prof. Dr. Paulo M. Hoff, externou sua felicidade em ver tantos colegas reunidos presencialmente. “Agradeço por tirarem tempo de suas agendas para estarem aqui abrilhantando o evento, que é feito para vocês. Meu coração se enche de alegria e isso mostra que o trabalho está sendo bem feito”, disse.

Também foi ressaltado o processo de estruturação profissional pelo qual a SBOC tem passado e a recente alteração estatutária que, segundo Dr. Hoff, aprimora a governança corporativa da instituição, assemelhando-se às melhores práticas aplicadas pelas grandes Sociedades médicas ao redor do mundo.

“Vocês sabem que dirigir uma sociedade como a SBOC não é uma tarefa simples, mas é mais prazerosa pela qualidade dos componentes da nossa diretoria. Uma sociedade fica melhor de acordo com a disponibilidade de seus sócios voluntariarem tempo e esforço pelo crescimento do todo. E, na realidade, nunca vi algo como temos nessa diretoria em termos de fraternidade e esforço conjunto”, afirmou Dr. Hoff, que também agradeceu aos ex e futuros presidentes da entidade.

Dr. Gustavo Fernandes, presidente da Comissão Científica do Congresso, relembrou que a trajetória que a SBOC trilha hoje começou por volta de 2015, quando um grupo de oncologistas com propostas inovadoras e vontade para preencher espaços disponíveis chegou à frente da instituição.

“Fizemos um Congresso aqui, há cinco anos, quando era presidente da SBOC e o Dr. Hoff o presidente científico do evento. Era um projeto inicial. Hoje, o evento e a SBOC amadurecem. Temos sonhos maiores, uma entidade com uma estrutura potente e planos para o futuro, além de um planejamento estratégico. Estou orgulhoso do que construímos na programação científica e na história que esse grupo fez dentro da oncologia brasileira”, declarou.

Também ex-presidente da Sociedade, Dra. Clarissa Mathias, participou da cerimônia. “É uma alegria muito grande ver como esse Congresso, agora anual, consegue a nível científico se colocar entre os principais do mundo. E como conseguimos gerar conhecimento e perpetuar uma nova geração de oncologistas chegando de maneira tão forte. Cada dia mais, a SBOC terá seu papel solidificado dentro da vida de cada oncologista brasileiro.”

Dr. Carlos Gil Moreira Ferreira, presidente eleito da SBOC, chamou atenção para o fato de que a programação científica do Congresso reflete a modernização da SBOC e uma nova visão da oncologia. “Aprendemos com dados de fora, mas também temos capacidade de gerar dados próprios e analisá-los de acordo com nossa realidade.”

Formaram a mesa, além das lideranças da SBOC, a Dra. Teresa Navarro Vannucci, subsecretária de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, e a Dra. Fernanda Fialho, subsecretaria de atenção à saúde da secretaria de estado da saúde do Rio de Janeiro.

Acesse a galeria de fotos do primeiro dia de Congresso.