Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Apesar do medo do câncer, brasileiro negligencia prevenção

Apesar do medo do câncer, brasileiro negligencia prevenção

Quase metade dos brasileiros tem muito medo de ter câncer. Mas, apesar da preocupação, 24% da população não fazem exames preventivos. É o que aponta pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, que ouviu 1.500 pessoas em todo o país. Os entrevistados apontam diversos motivos para não cuidar da saúde: 29% dizem não ter plano de saúde, outros 28% alegam não ter tempo e 11% têm medo de descobrir que podem estar com a doença.

Os estados com maior grau de medo do câncer são Pará (52%) e São Paulo (48%), enquanto Minas Gerais (39%) e Rio Grande do Sul (25%) registraram grau inferior de medo.

Segundo o levantamento, metade das pessoas ouvidas não fazem exercício físico e uma em cada quatro não vê a obesidade como problema relacionado ao câncer. Pessoas sabem da importância dessa medida, mas resistem a mudar o estilo de vida.

“Os cuidados necessários já são conhecidos pela população: não fumar, preferir alimentos naturais, manter uma dieta equilibrada e praticar atividade física, mas o medo ainda não é suficiente para a mudança de hábito. Por isso, é extremamente importante investir em prevenção e campanhas de conscientização”, afirma Dr. Sergio D. Simon, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Apesar do medo, 80% dos entrevistados de todo país acreditam na cura do câncer, que, por sua vez, depende do diagnóstico precoce. Entretanto, de acordo com o levantamento, aproximadamente metade dos entrevistados tem dificuldade para marcar consultas ou realizar exames.

“O sistema de saúde brasileiro enfrenta diversos desafios de financiamento e gestão que impactam a qualidade e o tempo de espera de atendimento, o que pode afastar a população de cuidados básicos. Em época de eleição, é importante que os candidatos, seja no Legislativo ou no Executivo, tenham consciência de que a prevenção é a maneira mais custo-efetiva de combater o câncer”, completa o Dr. Simon.