Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Aspirina pode reduzir risco de desenvolvimento do câncer de pâncreas

Aspirina pode reduzir risco de desenvolvimento do câncer de pâncreas

Pesquisa realizada pela Yale School of Public Health e publicada pelo Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, mostrou que o uso regular da aspirina pode reduzir o risco de desenvolvimento do câncer do pâncreas em quase cinquenta por cento. Foram incluídas 362 pessoas com câncer do pâncreas e 690 sem a doença identificada durante um estudo realizado em Connecticut, entre 2005 e 2009.

Os participantes foram questionados sobre o uso do medicamento, incluindo dosagem, com uma baixa dose classificada entre 75 mg a 325 mg por dia e uma dose regular considerada acima deste nível. Os resultados comprovam que a redução na origem do câncer.

Para o oncologista do Grupo Oncologia D’Or, Dr. Daniel Herchenhorn, os resultados do uso da aspirina podem ser válidos, mas aconselha cautela. “A descoberta não significa que as pessoas devam iniciar o uso do medicamento para prevenção da doença, uma vez que a aspirina tem efeitos secundários, como hemorragias”, avalia.

A pesquisa mostra ainda que não ficou extremamente claro como a aspirina trabalha para a redução do risco do câncer do pâncreas. De acordo com as informações, a doença demora de 10 a 15 anos para desenvolver-se e não sabe se a aspirina impede a formação de novos tumores ou se ajuda o sistema imunológico a controlá-los mais tarde. “O estudo em questão é apenas um gerador de hipóteses e não como modificador de condutas”, esclarece o Dr. Daniel.

Prevenção – Entre diversos fatores que podem reduzir o risco do câncer de pâncreas, o oncologista recomenda que não fumar e evitar o excesso de álcool são medidas importantes para medidas de prevenção. Além disso, pessoas portadoras de outros fatores de risco, como pancreatite crônica, diabetes, histórico familiar ou submetidas a algumas cirurgias como de estômago, duodeno e vesícula devem comparecer regularmente ao médico.

Fonte: Revista Fator Brasil