Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Conheça os vencedores da Gincana Virtual de Oncologia da SBOC

Conheça os vencedores da Gincana Virtual de Oncologia da SBOC

Com o objetivo de disseminar conhecimento médico em oncologia, integrando a comunidade de preceptores e residentes, a Gincana Virtual de Oncologia foi lançada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) em julho.

Durante quatro meses, mais de 220 residentes de todo o país participaram da disputa on-line. Somente no primeiro mês, o site da Gincana teve mais de 25.000 acessos. “A gincana foi muito bem recebida pelos residentes. Como escolhemos casos relevantes, elaborados por oncologistas membros da SBOC, eles se sentiram estimulados a estudar”, diz a Dra. Clarissa Mathias, secretária geral da SBOC.

A premiação acontecerá durante o IX Congresso Franco-Brasileiro de Oncologia, que será realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, no Rio de Janeiro. O primeiro colocado da Gincana, Bruno Pereira, ganhará uma semana de preceptorship em uma instituição internacional de referência, a ser definida pela SBOC. No segundo lugar, empataram Ana Cecília Vasconcelos e Gabriel Clemente de Brito Pereira. Eles serão premiados com um pacote para a ASCO 2017, incluindo passagem, estadia e inscrição. O quarto colocado, Aaron Froede Santos, será premiado com a anuidade da SBOC para 2017.

Questões sobre casos clínicos fase III

A Gincana Virtual da SBOC foi inspirada em uma competição realizada, em 2015, entre escolas de medicina da Bahia, idealizada pela Dra. Clarissa. A cada 15 dias, um novo caso clínico foi publicado no site da Gincana. Os participantes tinham uma semana para responder de uma a cinco perguntas sobre ele. A pontuação considerou o tempo para a resposta e a alternativa correta. “Os casos clínicos foram embasados em estudos de fase III e procuramos abranger diversas especialidades, algo importante para a formação dos residentes”, explica a Dra. Clarissa. Além de conhecimentos gerais de oncologia, os residentes foram testados com questões sobre diagnóstico, estadiamento, história natural da doença, epidemiologia, biologia molecular e domínio sobre o tratamento dos principais tumores.

Para conhecer as questões e assistir aos vídeos explicativos, acesse o site da Gincana.

Abaixo, confira os dez primeiros colocados:

1° lugar: Bruno Pereira – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)/ Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) – São Paulo (SP)

2° lugar: Gabriel Clemente de Brito Pereira – Faculdade de Medicina da USP/ Icesp – São Paulo (SP)

Ana Cecília Vasconcelos – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – Recife (PE)

4° lugar: Aaron Froede Santos – Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos – Barretos (SP)

5° lugar: Adriana Hepner – Hospital Sírio-Libanês – São Paulo (SP)

6° lugar: Luana Sousa – Faculdade de Medicina da USP/ Icesp – São Paulo (SP)

7° lugar: Marcelo Felizola – Faculdade de Medicina da USP/ Icesp – São Paulo (SP)

8° lugar: James Chester Aranibar Crespo – Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos – Barretos (SP)

9° lugar: Taiane Rebelatto – Hospital das Clínicas de Porto Alegre – Porto Alegre (RS)

10° lugar: Marcos Nogueira – Hospital do Câncer de Pernambuco – Recife (PE)