Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

ImuNOtox: SBOC lança aplicativo sobre eventos adversos da imunoterapia

ImuNOtox: SBOC lança aplicativo sobre eventos adversos da imunoterapia

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) lançou neste sábado, 03 de setembro, o aplicativo imuNOtox, durante o módulo ao vivo do Board Review 2022. Trata-se de uma ferramenta muito útil aos médicos que desejam consultar condutas a serem adotadas para o manejo de toxicidades relacionadas a terapia oncológica com imunoterápicos.

Diretor da Escola Brasileira de Oncologia (EBO), Dr. Alexandre Jácome ressalta que o APP facilita o acesso dos oncologistas à segunda edição da “Atualização das Diretrizes Brasileiras de Manejo de Toxicidades Imunomediadas Associadas ao Uso de Bloqueadores de Correceptores Imunes”.

“A imunoterapia tem sido aplicado praticamente em todos os tumores sólidos. E aqueles que não têm esse tratamento como uma das opções terapêuticas, terão no futuro, muito provavelmente. Por isso, nos sentimos na obrigação de trazer uma ferramenta para facilitar o dia a dia dos oncologistas”, comentou durante o lançamento.

Um dos grandes incentivadores da criação do aplicativo, Dr. Rodrigo Munhoz, atualmente membro do Comitê de Suporte Acadêmico da SBOC, lembrou que necessidade de ampliação dos debates sobre manejo da toxicidade relacionada à imunoterapia é antiga. “Durante a gestão do Dr. Gustavo Fernandes, em 2016, discutimos a criação da primeira versão dessas diretrizes, justamente por entender que o uso da imunoterapia se tornaria cada vez mais corriqueiro”, contou.

No ano seguinte, portanto, o material foi publicado e lançado conjuntamente com a primeira edição da Brazilian Journal of Oncology (BJO). Até os dias atuais, esse segue sendo o artigo mais acessado da revista científica. “Entendendo que tanto o conhecimento quanto o número de dados sobre o tema eram crescentes, em 2020 reunimos um grupo de trabalho para atualizar as diretrizes, que saíram na BJO em maio de 2022. Agora, isso está disponível por fácil acesso e uso, para todos os oncologistas do Brasil”, completou Dr. Munhoz.

O aplicativo tem versões para sistemas iOs e Android e o download pode ser feito em https://imunotox.sboc.org.br.