Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Ministério da Saúde avalia incorporação de medicamento para câncer de próstata

Ministério da Saúde avalia incorporação de medicamento para câncer de próstata

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC abriu Consulta Pública para ouvir a opinião da população sobre a incorporação do acetato de abiraterona. Esse medicamento pode ser incluído como alternativa para o tratamento de câncer de próstata metastático, nos casos em que a doença progride mesmo após a terapia de castração e quimioterapia.

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Para os pacientes com doença avançada, a primeira linha de tratamento inclui terapia hormonal e quimioterapia, já ofertados no SUS e considerados tratamento padrão. No entanto, apesar de fornecer resultados positivos, a doença pode voltar a evoluir. Para esses casos, a abiraterona poderá ser incluída como mais uma alternativa no tratamento desses pacientes.

A CONITEC recomendou a incorporação do medicamento após verificar, nos estudos analisados, evidências do potencial positivo dessa tecnologia como alternativa para o tratamento da doença.

Até o dia 28 de maio, pacientes, especialistas e demais interessados pelo tema poderão enviar contribuições por meio dos formulários eletrônicos disponíveis no site da CONITEC, no link Consultas Públicas.