Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

No Congresso Fehosp, SBOC participa de Fórum de Oncologia

No Congresso Fehosp, SBOC participa de Fórum de Oncologia

Nessa segunda-feira, 24 de abril, a diretora-executiva da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Dra. Marisa Madi, participou do Fórum de Oncologia realizado durante o primeiro dia do 32o Congresso da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), em Atibaia (SP).

Ela abriu a sessão com a palestra “Os esforços da SBOC para fortalecer a gestão das linhas de cuidado do paciente com câncer”, discutindo a atenção a esses indivíduos e apresentando as ações da entidade nos processos de avaliação de tecnologias, tanto na atenção privada, pelo Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (Cosaúde), quanto pública, nos foros do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o sistema público, Dra. Marisa comentou sobre o problema da inequidade no acesso a tratamentos sistêmicos oncológicos entre os diferentes hospitais habilitados no SUS, questão levantada em 2014 no artigo publicado no Brazilian Journal of Oncology: “Diferenças no tratamento sistêmico do câncer no Brasil: meu SUS é diferente do teu SUS”. Trata-se de um estudo que aponta como as diferentes composições de financiamento do serviço (faturamento, orçamento público, subvenções e doações) podem definir como o paciente será tratado, devido ao modelo de financiamento da oncologia.

“Nessa linha, refletimos sobre as disparidades encontradas na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), com tratamentos aprovados que não chegam ao paciente. Foi uma discussão proveitosa, em um evento para hospitais prestadores de assistência oncológica para o SUS, uma parte muito afetada por essa questão, já que muitas vezes as instituições não conseguem adquirir quimioterápicos por conta do valor ressarcido pela Autorização de Procedimentos Ambulatoriais (APAC)”, relata a diretora-executiva da SBOC.

O Fórum de Oncologia foi coordenado por Tiago Farina Matos, advogado sanitarista e assessor jurídico da SBOC, e contou com a participação de especialistas de diferentes espectros do ecossistema do cuidado do câncer. O 32o Congresso Fehosp segue até a próxima quinta-feira, 27 de abril.