Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC divulga Consenso de Dor oncológica

SBOC divulga Consenso de Dor oncológica

Por meio de uma campanha global da IASP (International Association for the Study of Pain), EFIC (European Federation of Chapters of the IASP) e da OMS (World Health Organization), desde 2004, o alívio da dor tem sido considerado um direito humano.

Infelizmente, em países em desenvolvimento ainda é grande o número de pacientes que sofrem de dor. Existem várias razões para este problema, entre eles a falta de profissionais de saúde com formação adequada, a opiofobia e a indisponibilidade demedicamentos no sistema de saúde.

A dor relacionada ao câncer tem características específicas e nesse sentido a SBOC, com o apoio da Mundipharma, reuniu oncologistas com especialização no tratamento da dor e/ou cuidados paliativos, dentre eles: Dr. Evanius Wiermann, Presidente Nacional da SBOC, Curitiba; Dr. Ricardo Caponero, Clinonco, São Paulo; Dra. Maria del Pilar Estevez Diz, ICESP, São Paulo; Dr. Roberto Bettega, ANCP, Curitiba; Dra. Andreza Souto, OncoVida, Brasília; Dr. Paulo Sergio Lages, Centro Goiano de Oncologia, Goiânia e Dra. Carolina Zau Araújo, Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Maceió. Além disso, contou com a participação do Dr. Barry Cole, Psiquiatra especialista no Manejo da Dor, Associação Psiquiátrica de Nevada – EUA. Com isso constriu-se um algorítimo de recomendações da SBOC para a abordagem da dor oncológica.

Nesse sentido a Mundipharma e a SBOC tem por objetivo incentivar programas de educação médica continuada com o intuito de uma melhoria da abordagem de dor aos pacientes oncológicos.

Consulte: http://www.sboc.org.br/wp-content/uploads/2014/10/Treatment-Algorithm-Cancer-Pain-P%C3%B3s-Revis%C3%A3o.pdf