Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC e AMB discutem iniciativas para ampliar ensino oncológico

SBOC e AMB discutem iniciativas para ampliar ensino oncológico

No dia 17 de março, lideranças da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e da Associação Médica Brasileira (AMB) se reuniram para discutir pautas ligadas à educação médica na área da oncologia – entre elas, a possibilidade de se incluir a disciplina na graduação em medicina e novas colaborações entre as duas entidades.

Participaram da reunião: o diretor científico da AMB, Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, a presidente da SBOC, Dra. Clarissa Mathias, o vice-presidente para Ensino da Oncologia, Dr. Rodrigo Munhoz, e o diretor executivo da SBOC, Dr. Renan Clara.

Filiada à AMB, a SBOC tem conduzido uma série de iniciativas para ampliar o acesso dos futuros médicos ao conhecimento oncológico o mais cedo possível, como a Gincana Nacional da Oncologia para Acadêmicos, cuja primeira edição, em 2020, teve mais de 600 inscrições vindas de faculdades de todas as regiões do país.

“A oncologia tem se mostrado cada vez mais uma área do conhecimento imprescindível para a atuação médica em toda a sua diversidade, diante da expansão da incidência do câncer sobre as populações e a interdisciplinaridade das implicações da doença”, comenta Dra. Clarissa Mathias. “A SBOC trabalha pela ampliação do conhecimento oncológico e isso inclui os futuros médicos brasileiros, desde seus primeiros anos de formação”, acrescenta.

A AMB manifestou interesse em ampliar seu conteúdo educacional na especialidade e em contar com a SBOC para isso. Todas as aulas do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica (PROC), desenvolvidas pela SBOC, foram disponibilizadas à AMB – e, de acordo com Dr. Rodrigo Munhoz, novos conteúdos estão em desenvolvimento. “As aulas do PROC são as mais amplas e completas da oncologia clínica nacional, abrangendo conhecimentos multidisciplinares e constantemente atualizados, tendo em vista o dinamismo com que se constrói o conhecimento científico e clínico da oncológicos”, explica.

Uma importante parceria entre SBOC e AMB também esteve na pauta, o Título de Especialista em Oncologia Clínica (TEOC), emitido anualmente pelas duas entidades. O exame de suficiência para obtenção do TEOC é destinado a médicos recém-formados na especialidade ou com experiência e conhecimento suficientes para alcançar a aprovação. “Após a reunião, residentes em R3 podem aguardar novidades relacionadas ao TEOC, que serão divulgadas no próximo edital do exame, em breve. Vamos juntos, SBOC e AMB, seguir impulsionando a educação médica no Brasil”, adianta Dr. Renan Clara.