Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC esclarece sobre os tipos de câncer que mais afetam as mulheres

SBOC esclarece sobre os tipos de câncer que mais afetam as mulheres

Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o portal R7 publicou uma reportagem em que membros da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) esclarecem sobre os vários tipos de câncer com incidência significativa na população feminina, além do câncer de mama.

O Dr. Claudio Ferrari, secretário de Comunicação Social da SBOC, ressalta que há outras neoplasias muito comuns em mulheres que também podem ser evitadas ou tratadas com sucesso quando diagnosticadas precocemente, mas nem sempre recebem a mesma atenção dos órgãos públicos e da sociedade.

Sobre o câncer colorretal, um dos mais incidentes nas mulheres, o Dr. Gustavo Fernandes, presidente da SBOC, explica que, entre as causas, estão maus hábitos, como alto consumo de carnes vermelhas e processadas, pouca ingestão de frutas, legumes e verduras, obesidade e inatividade física.

Ele também aponta que o câncer de colo do útero, o terceiro mais frequente na população feminina, é facilmente evitável por meio da vacina contra o HPV. “Essa é uma proteção muito importante que os pais devem oferecer às suas filhas”, diz. Outra medida é o exame papanicolau para detecção precoce da doença.

Já a Dra. Clarissa Matias, secretária geral da SBOC, comenta que o câncer de pulmão é um dos mais agressivos e, ironicamente, um dos mais fáceis de serem evitados, uma vez que o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença é o tabagismo.

A prevenção também foi o enfoque da entrevista sobre câncer de mama com o Dr. Gilberto Amorim, membro da SBOC. “Quando o diagnóstico ocorre em fase inicial, 90% dos casos têm chance de cura”, enfatiza.

Veja a reportagem completa do R7.