Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC lança guia ‘Manejo de toxicidades relacionadas aos inibidores de CDK 4/6’

SBOC lança guia ‘Manejo de toxicidades relacionadas aos inibidores de CDK 4/6’

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) acaba de lançar um inédito material em português sobre o manejo de toxicidades relacionadas aos inibidores de quinases dependentes de ciclina (iCDK 4/6) palbociclibe, ribociclibe e abemaciclibe, que representam um importante mecanismo no tratamento do câncer de mama, usualmente combinado à hormonioterapia.

O câncer de mama luminal, que expressa receptores hormonais, é o subtipo mais comum, ocorrendo em aproximadamente 60% dos casos de câncer de mama na pré-menopausa e em 75% dos casos na pós-menopausa. Por isso, tem crescido a relevância dos iCDK4/6, cada vez mais utilizados para aumentar a efetividade do tratamento desse tipo de tumor.

“Essa nova classe de agentes modifica sobremaneira a eficácia da hormonioterapia, mas traz uma complexidade adicional do ponto de vista de manejo e de profilaxia de efeitos colaterais”, avalia Dr. Artur Katz, editor e um dos idealizadores do guia “Manejo de toxicidades relacionadas aos inibidores de CDK 4/6”. “Quando essas drogas entraram no nosso repertório, me preocupei em tentar uniformizar para os colegas um manual que pudesse descrever o melhor uso”, acrescenta.

A SBOC reuniu, então, diversos especialistas no tema para a produção do guia, que já está disponível para consulta gratuita, e produziu um podcast especial sobre o material a ser lançado em 17 de março, sexta-feira, com participação do Dr. Katz e dos outros dois editores da publicação: Dr. Carlos Henrique dos Anjos e Dra. Daniela Dornelles Rosa.

Dra. Daniela Rosa, membro da atual diretoria da SBOC, chama atenção para o fato de que, em breve, os inibidores serão de uso amplo e a consulta ao guia poderá ser um facilitador. “A incorporação dos inibidores de ciclinas ainda não está acontecendo, na prática, no Sistema Único de Saúde, mas esperamos que ocorra em breve. Daqui a pouco, mesmo os oncologistas não familiarizados com a droga terão de saber usá-la”, ressalta.

Para Dr. Carlos dos Anjos, foi um prazer participar da criação do manual, que contou ainda com a autoria dos seguintes associados titulares da SBOC: Dr. Cristiano Resende, Dr. Daniel Argolo, Dra. Daniele Assad, Dra. Debora Gagliato, Dr. José Bines, Dra. Laura Testa, Dra. Luciana Landeiro, Dr. Pedro Exman, Dra. Rachel Cosseti, Dr. Ricardo Marques, Dr. Sergio Simon e Dr. Tomás Reinert.

“Conseguimos reunir um número substancial de colegas da SBOC habituados ao uso de inibidores de ciclinas, o que tornou o material bastante rico. É uma produção interessante, pois poucas entidades detêm esse tipo de guia. Do ponto de vista prático, será muito útil para os associados e oncologistas brasileiros terem um material em português sobre o tema”, comenta Dr. Carlos dos Anjos.

Este e outros guias elaborados pelos membros da Sociedade podem ser acessados aqui. Acompanhe as redes sociais da entidade para ser notificado sobre o lançamento do próximo Podcast SBOC, disponível neste endereço ou no seu tocador favorito.