Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC participa de reunião do Conselho Deliberativo da AMB

SBOC participa de reunião do Conselho Deliberativo da AMB

Na última sexta-feira, 22 de novembro, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) participou da última reunião deste ano do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira (AMB). O encontro foi realizado no Órion Business & Health Complex, em Goiânia – GO e contou com representantes das Federadas da AMB. Dra. Maria de Fátima Gauí e Dr. Roberto Ferreira Filho representaram a SBOC na reunião.

Na parte da manhã, os participantes fizeram relatos sobre a atuação das entidades e apresentaram propostas para a AMB. A SBOC sugeriu mudanças no currículo do curso de medicina para que a disciplina de Oncologia Clínica passe a ser obrigatória. Dra. Maria de Fátima pediu o apoio da AMB junto ao MEC para reavaliar o currículo médico. “Precisamos priorizar a disciplina de Oncologia dentro da universidade. A neoplasia vem crescendo cada vez mais, não só a incidência como o número de sobrevida, e não temos observado o acompanhamento do currículo médico para atender essa demanda. Atualmente, temos 345 universidades com o curso de medicina e apenas 40% delas têm a disciplina de Oncologia, sendo que em 10% dos casos ela é optativa, não é nem obrigatória”, explanou a diretora da SBOC.

O presidente da AMB, Dr. Lincoln Ferreira, ratificou a importância da sugestão feita pela SBOC. “Essa questão levantada com toda procedência e com todo conhecimento se deve, principalmente, à falta de corpo docente qualificado nas universidades médicas. Portanto, vocês têm o nosso apoio integral. Está prevista uma comissão para estabelecermos as notas curriculares e os pontos necessários para o funcionamentos de escolas médicas de qualidade no país”.

Na pauta da reunião ainda foram discutidos assuntos de muita relevância para as Sociedades de Especialidade, como os resultados e problemas do Programa REVALIDA e o Projeto de Lei PL2035/2019 que prevê a inserção da AMB na Câmara da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).