Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC prepara o maior congresso híbrido da oncologia na América Latina em 2021

SBOC prepara o maior congresso híbrido da oncologia na América Latina em 2021

Com o avanço da pandemia de COVID-19 no último ano, a ciência também cresceu exponencialmente e a evolução de uma das áreas mais complexas e dinâmicas do conhecimento científico, a oncologia, será um dos destaques daquele que promete ser o maior evento híbrido da área em 2021: o XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica. Realizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) de 17 a 20 de novembro, direto de Salvador (BA) para todo o Brasil, o encontro irá reunir os principais especialistas do país.

O SBOC 2021 ocorrerá, mais uma vez, em paralelo a III Semana Brasileira da Oncologia, realizada pela SBOC em parceria com as sociedades brasileiras de Cirurgia Oncológica (SBCO) e de Radioterapia (SBRT). De acordo com os organizadores do evento, será a chance de a comunidade oncológica se reencontrar em segurança, com inovação e muita interatividade. “Esses são os três pilares de toda a programação, tanto das atividades presenciais, na capital baiana, como na virtual, transmitida para os milhares de participantes em todo o território nacional”, garante a presidente da SBOC e da Comissão Executiva do evento, Dra. Clarissa Mathias.

Para isso, o recém-inaugurado Centro de Convenções de Salvador será transformado em um verdadeiro hub de produção e transmissão de conteúdos multimídia da oncologia, enquanto recebe, presencialmente, as lideranças à frente da programação e outros players da oncologia brasileira e global.

O melhor de dois mundos

A ideia do evento híbrido, de acordo com o diretor executivo da SBOC e membro da Comissão Executiva do SBOC 2021, Dr. Renan Clara, é unir o melhor de dois mundos. “O objetivo desse formato inédito do Congresso é oferecer segurança a todos os participantes e extrair o máximo do que a tecnologia pode oferecer para impulsionar a atualização de milhares de profissionais com ainda mais abrangência e inclusão”, conta.

A presidente da Comissão Científica do Congresso será a Dra. Angélica Nogueira, membro da Diretoria SBOC. Ela ficará à frente de uma programação que, segundo ela, será disruptiva. “Temos a missão de promover o diálogo entre diferentes experiências, presenciais e virtuais, fazendo com que o congressista tenha acesso a todos os diversos conhecimentos apresentados e discutidos, sem perder nenhuma chance de se atualizar para sua prática clínica e desenvolvimento profissional e pessoal. Uma linha nova na programação científica também vai surgir”, diz.

Para as atividades presenciais, estão sendo planejadas medidas de segurança que incluem a readequação das instalações e uma série de outras iniciativas, em reuniões constantes com as equipes do Centro de Convenções e representantes das secretarias de Saúde e Turismo de Salvador, da prefeitura municipal, do aeroporto da cidade e da CCM Congresses, que gerencia a realização do evento.

“Também estamos em contínua avaliação dessas iniciativas para a adoção de eventuais medidas extras, sem nenhum comprometimento da programação cientifica, que passa a ser ampliada”, garante Dr. Renan Clara.

Já a programação virtual seguirá os mais modernos modelos internacionais de produção e transmissão de conteúdo científico, levando atualização educacional por meio de uma experiência personalizada e focada em diversas alternativas de interação.

“Não só a expertise acumulada pela SBOC nos eventos presenciais e virtuais conduzidos pela entidade nos últimos anos está sendo empregado na construção de algo novo e revolucionário, como todo aprendizado de nossos parceiros internacionais irá colaborar para um modelo de congresso híbrido com a marca dos eventos SBOC. Afinal, onde tem SBOC tem novidade”, garante o diretor executivo.

Nos últimos seis anos, enquanto via a quantidade de associados à entidade duplicar (de 1.200 em 2015 para quase 2500 nos primeiros meses de 2021), a SBOC reuniu dezenas de milhares de pessoas em seus eventos, com as inscrições crescendo ano a ano.

Para o SBOC 2021, são esperados mais de quatro mil participantes, divididos entre participações presenciais e virtuais. “Não à toa esse reencontro da comunidade oncológica brasileira se dará a partir da Bahia, o ‘berço do Brasil’, onde surgiu muito da nossa história e cultura. A SBOC trabalha intensamente para que, em 2021, seja a vez de nos reencontrarmos com tudo isso e muito mais. Que esse evento seja a gota de esperança que todos nós precisamos para encarar a dura realidade brasileira”, declara Dr. Renan Clara.