Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC sugere melhora no processo de atualização do rol da ANS

SBOC sugere melhora no processo de atualização do rol da ANS

Neste ano, teve início o processo de atualização do rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) referente ao ciclo 2019/2020. De fevereiro a maio, toda a sociedade pôde solicitar novas incorporações por meio do FormRol, formulário específico disponibilizado pela ANS. De uma forma inédita, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) centralizou a submissão de 26 novas drogas e alguns procedimentos para tratamento de câncer e, como primeiro resultado desse trabalho, todos os medicamentos submetidos receberam parecer favorável na etapa de análise de elegibilidade.

Agora, o processo de atualização está na fase de análise técnica das propostas. Nesta segunda-feira, 11 de novembro, a SBOC participou de reunião técnica, realizada pela ANS, no Rio de Janeiro, para discutir as orientações gerais para a apresentação dos proponentes e o cronograma das reuniões da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS). Dr. Renan Clara, diretor executivo da SBOC, levantou a questão sobre a importância de se considerar os conflitos de interesse dos solicitantes das submissões. “Temos orgulho de apresentar nossos conflitos de interesse como proponentes. Hoje entregamos algumas sugestões para melhorar a transparência do processo. Sugerimos para que todos, inclusive membros da Câmara Técnica, declarem seus conflitos de interesse reais e possíveis”, afirmou o diretor. Dr. Renan também sugeriu que os medicamentos e indicações similares sejam analisados em uma mesma reunião. Além disso, propôs que todos aqueles que realizem alguma apresentação, mesmo que sejam da CAMSS, divulguem seus materiais com antecedência. “Se a ANS está realmente comprometida com transparência, o material a ser apresentado pelos membros da CAMSS deve ser publicado com antecedência. Isso gera um processo muito mais democrático”, enfatizou.

A próxima etapa das submissões realizadas pela SBOC consiste nas Reuniões de Análise Técnica e, de acordo com Dra. Clarissa Mathias, presidente da SBOC, a entidade está preparada. “Nossa estratégia está pronta e nossos especialistas participarão das reuniões para que, com o conhecimento técnico de alto nível, possam ratificar a relevância e eficácia de cada solicitação. A SBOC está focada em lutar pelo que há de melhor para nossos profissionais e pacientes”, ressaltou.

De acordo com o calendário publicado pela ANS, as reuniões da Oncologia Clínica ocorrerão em janeiro e fevereiro de 2020.