Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

SBOC tem 14 das suas 26 submissões ao Rol da ANS incorporadas

SBOC tem 14 das suas 26 submissões ao Rol da ANS incorporadas

Após dois anos, desde a maior submissão de tecnologias por uma única entidade ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) celebra a incorporação de 14 dos 26 medicamentos e procedimentos defendidos por seus especialistas.

A decisão, anunciada na reunião de ontem (24) da Diretoria Colegiada da ANS, é a última etapa do processo de atualização da lista com tudo o que os planos de saúde são obrigados a oferecer aos seus usuários. No total, são 62 novas tecnologias, sendo 15 procedimentos, como exames, terapias e cirurgias, e 47 medicamentos – entre as quais, 14 antineoplásicos de administração oral submetidos e defendidos pela SBOC ao longo das reuniões de análise técnica do rol e da consulta pública.

A lista conta com drogas que tiveram recomendação preliminar negativa – mas que, após novas contribuições com a participação da SBOC, acabaram sendo incorporadas. A SBOC também apresentou contribuições e endossos a submissões de entidades parceiras que resultaram em novas incorporações, como a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), a Sociedade Brasileira Cardiologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE).

Trabalho de equipe

Os esforços da SBOC para as submissões envolveram mais de 60 especialistas. “Foram mais de dois anos de um trabalho intenso e colaborativo que, agora, culmina na alegria de poder ampliar o rol de possibilidades terapêuticas que o oncologista clínico tem para indicar aos seus pacientes nos planos de saúde em todo o território nacional”, comemora a presidente da entidade, Dra. Clarissa Mathias.

Para o diretor executivo da SBOC, Dr. Renan Clara, a aprovação representa um avanço em meio ao atraso do processo de atualização do Rol da ANS. “A SBOC acaba de assinar um grande capítulo na história da oncologia brasileira. Foi a maior contribuição de uma sociedade médica liderando o processo com ética e transparência, que são a nossa marca. Hoje a oncologia comemora, mas não estamos satisfeitos, o rol ainda precisa mudar”, acrescenta.

Antes das submissões, o trabalho da SBOC para atualização do Rol da ANS teve início com a elaboração de dossiês que reuniram as evidências científicas e de farmacoeconomia sobre as quais a entidade fundamentou suas defesas. Para Dr. André Sasse, um dos membros SBOC à frente das defesas, a incorporação evidencia a credibilidade da entidade. “Toda a defesa da SBOC foi baseada em critérios técnicos amplamente demostrados pela literatura científica internacional, sempre garantindo a sustentabilidade do sistema ao considerar as melhores relações custo-benefício das tecnologias defendidas e as possibilidades de negociação existentes”, conta.

Após a elaboração dos dossiês, os primeiros seis meses do ciclo de atualização do Rol foram destinados à submissão e definição da elegibilidade das novas tecnologias – e a SBOC teve todas elegíveis. Em seguida, foram 12 meses de análises técnicas e recomendações preliminares pela ANS, até que, nos últimos seis meses, ocorreram as consultas públicas, recomendações finais e, finalmente, a aprovação pela Diretoria Colegiada. “Ao longo de todo esse processo, a SBOC se manteve firme e vigilante em suas defesas, garantindo que o caráter técnico e científico do processo de tomada de decisões fosse assegurado”, diz o gerente jurídico da entidade, Dr. Tiago Matos.

Com a aprovação da resolução normativa com o rol de procedimentos e eventos em saúde, na reunião da Diretoria Colegiada desta quarta-feira, o texto será publicado no Diário Oficial da União e entrará em vigor um mês após a divulgação.

Os medicamentos submetidos pela SBOC e incorporados foram:

• Abemaciclibe: câncer de mama
• Palbociclibe: câncer de mama
• Ribociclibe: câncer de mama
• Alectinibe: câncer de pulmão
• Esilato de nintedanibe: câncer de pulmão
• Cabozantinibe: câncer de rins
• Regorafenibe: câncer de fígado
• Lenvatinibe: câncer de fígado
• Cobimetinibe: melanoma
• Dabrafenibe em combinação com trametinibe: melanoma
• Apalutamida: câncer de próstata
• Enzalutamida: câncer de próstata
• Venetoclax_llc: leucemia linfocítica crônica
• Venetoclax_lma: leucemia mieloide aguda