Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

Notícias

Notícias

Secretaria de Atenção à Saúde aprova diretrizes de Câncer de Cabeça e Pescoço

Secretaria de Atenção à Saúde aprova diretrizes de Câncer de Cabeça e Pescoço

A portaria de aprovação das diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Câncer de Cabeça e Pescoço ,pela Secretaria de Atenção à Saúde, foi publicada hoje no Diário Oficial da União. No texto, há critérios de diagnóstico, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação que devem ser utilizadas pelas Secretarias de Saúde estaduais e municipais.

Conforme o documento, os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde devem estruturar a rede assistencial, definir os serviços referenciais e estabelecer os fluxos para o atendimento dos pacientes.

Na publicação também consta a obrigatoriedade de fornecer todas as informações ao paciente, ou responsável legal, sobre os possíveis riscos e efeitos colaterais que podem acontecer devido ao tratamento.

O tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas são considerados os maiores fatores de risco para o carcinoma epidermoide de cabeça e de pescoço.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2015/secretaria_de_atencao_a_saude_aprova_diretrizes_de-cancer_de_cabeca_e_pescoco