Cerimônia de abertura do XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica e da IV Semana Brasileira da Oncologia
O lema “Acesso e Equidade” norteou as principais discussões do XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, realizado de 16 a 18 de novembro do ano passado, no Rio de Janeiro (RJ). Durante os três dias, meios de tornar os cuidados oncológicos mais equânimes no Brasil foram debatidos em mesas de atualização científica e discussões políticas.
“Fomos muito felizes com a escolha do lema, pois são assuntos fundamentais e que merecem discussões com urgência”, comenta o Presidente da SBOC durante o evento, Dr. Carlos Gil Ferreira. “O Congresso superou nossas expectativas”, avalia. Esta edição ocorreu em paralelo às atividades da IV Semana Brasileira de Oncologia, quando as Sociedades Brasileiras de Oncologia Clínica (SBOC), de Cirurgia Oncológica (SBCO) e de Radioterapia (SBRT) realizam seus congressos simultaneamente, com parte da programação integrada entre os três eventos.
Uma entre as atividades conjuntas foi a sessão plenária com a Dra. Elisabete Weiderpass, brasileira radicada na Suécia e primeira mulher a ocupar o cargo de diretora-geral da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) – órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela abordou a epidemiologia do câncer a partir da perspectiva dos países de renda média e baixa. “É um imperativo ético que o diagnóstico precoce e o tratamento equânime estejam disponíveis em todos os países”, enfatizou. (Acesse o site da SBOC e confira entrevista exclusiva).
Além das atualizações nas principais subespecialidades oncológicas, outros momentos marcantes do Congresso foram o Encontro Nacional da Oncologia Clínica no Sistema Único de Saúde (SUS), que deliberou a criação de um grupo de trabalho multiprofissional para discutir o tema; as mesas sobre políticas públicas, economia da saúde, diversidade e lideranças femininas; e os lançamentos da Aliança Brasileira de Combate ao Câncer de Pulmão e do primeiro Censo SBOC da Oncologia Clínica.
Pela primeira vez, o Congresso contou com nove sessões conjuntas nacionais e três internacionais, intensificando a parceria da SBOC com algumas das instituições mais relevantes da oncologia e da medicina em geral. Entre elas, destacam-se a American Society of Clinical Oncology (ASCO), a European Society for Medical Oncology (ESMO), a American Association for Cancer Research (AACR), a Associação Médica Brasileira (AMB) e as Sociedades Brasileiras de Cardiologia, de Mastologia, de Pneumologia, de Imunologia e de Hematologia.
Em paralelo ao SBOC 2023 ocorreram ainda o XXI Congresso Brasileiro de Enfermagem Oncológica e o XVI Congresso Brasileiro de Psico-oncologia. Apenas no Congresso SBOC foram aproximadamente 3.700 inscritos, 528 trabalhos científicos submetidos, 340 palestrantes nacionais e 28 internacionais.
Dra. Elisabete Weiderpass durante sessão plenária na IV Semana da Oncologia
Membros da Diretoria da SBOC durante o 1o dia de Congresso.
Presidente da Comissão Científica do Congresso SBOC, Dra. Andreia Melo se disse muito satisfeita com os resultados do evento: “As aulas, os debatedores e os trabalhos científicos apresentados foram de excelente qualidade técnica e científica.”
O XXV Congresso Brasileiro de Oncologia acontecerá de 7 a 9 de novembro deste ano, novamente, na cidade do Rio de Janeiro, tendo a Dra. Anelisa Coutinho como Presidente da SBOC e a Dra. Aknar Calabrich como Presidente da Comissão Científica.