Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

A identificação da variante p.R337H no gene TP53 no perfil genômico tumoral deve indicar a necessidade de realização de teste germinativo para a síndrome de Li-Fraumeni

Resumo do artigo:

Neste estudo exploratório, 755 laudos de painéis genéticos tumorais recebidos, no período de janeiro de 2013 a março de 2020, pelo departamento de Patologia do Hospital Sírio-Libanês foram revisados. Laudos nos quais foram possíveis detectar a variante p.R337H TP53 foram selecionados e os prontuários médicos desses pacientes foram analisados retrospectivamente.

Foram incluídos os resultados das neoplasias malignas mais frequentemente testadas por painel somático. De acordo com o sítio primário, foram incluídos resultados provenientes de pulmão (29%), sistema nervoso central (SNC) (7,8%), colorretal (8,6%) e sarcomas (8,7%). Os carcinomas representaram 79% de todas as amostras. A maioria das amostras eram provenientes de pacientes com câncer metastático, refratário ou recidivado. Os casos de tumores primários do SNC incluíam todos os estadiamentos.

A variante p.R337H foi detectada em 2% (15/755) de todos os tumores. O espectro de tumores incluiu oito casos de câncer de pulmão, quatro sarcomas de tecidos moles (três leiomiossarcomas e um sarcoma não especificado), um carcinoma hepatocelular, um carcinoma papilar de tireoide e um glioblastoma. A frequência do alelo mutante (MAF) variou de 30% a 91,7%. Dados de carga mutacional tumoral e instabilidade de microssatélites estavam disponíveis para oito casos. Todos eles tinham carga mutacional < 10 mutações/Mb e ausência de instabilidade. A idade mediana ao diagnóstico de câncer nos portadores de p.R337H foi de 47 anos (variação de 29-68 anos). Nenhum destes casos havia recebido diagnóstico da síndrome de Li-Fraumeni (SLF) antes do perfil somático. História familiar de câncer estava descrita nos prontuários de 12 pacientes (12/15). Destes, 50% (6/12) tiveram um membro da família afetado por câncer antes dos 50 anos. Três pacientes preenchiam critérios clínicos de suspeição para a SLF. Todos os pacientes que prosseguiram com testagem germinativa confirmaram serem portadores da SLF.

 

Identification of the TP53 p.R337H Variant in Tumor Genomic Profiling Should Prompt Consideration of Germline Testing for Li-Fraumeni Syndrome. JCO Glob Oncol. 2021 Jul;7:1141-1150. doi: 10.1200/GO.21.00097.
A identificação da variante p.R337H no gene TP53 no perfil genômico tumoral deve indicar a necessidade de realização de teste germinativo para a síndrome de Li-Fraumeni.

 

Comentários das avaliadoras científicas:

Devido à elevada prevalência da síndrome de Li-Fraumeni (SLF) na população brasileira, causada principalmente pela mutação fundadora p.R337H no gene TP53, e a sua rara ocorrência em tumores isoladamente, buscamos avaliar a frequência que essa variante era identificada em painéis somáticos realizados em tumores de pacientes brasileiros.

Todo o paciente que for submetido à testagem somática deve receber aconselhamento genético sobre achados incidentais germinativos. Pacientes com ancestralidade brasileira e identificação da variante p.R337H em teste somático devem ser encaminhados para aconselhamento genético e teste de linhagem germinativa, mesmo para pacientes que não preencham critérios clínicos da SLF.

 

Avaliadoras científicas:

Dra. Maria Isabel Achatz
Médica Geneticista pela SBGM, Mestrado em Oncologia pela Fundação Antonio Prudente e Doutorado em Oncologia pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)
Coordenadora da Unidade de Oncogenética, Centro de Oncologia, Hospital Sírio-Libanês

Dra. Renata Sandoval
Médica Geneticista pela SBGM, Mestrado em Oncologia pela Fundação Antonio Prudente e Doutorado em Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês
Médica da Unidade de Oncogenética, Centro de Oncologia, Hospital Sírio-Libanês, Unidade de Brasília