Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

ASCO GU 2021 / Resultados clínicos de fase II / III do superagonista N-803 de IL-15RαFc com BCG em pacientes com câncer de bexiga não músculo invasivo com carcinoma in situ, não responsivo a BCG

Resumo do artigo:

O estudo QUILT 3.032 é um estudo multicêntrico de fase II/III de BCG intravesical associada ao N-803 em pacientes com câncer de bexiga não músculo invasivo de alto grau com carcinoma in situ (CIS) não responsivo a BCG. O N-803 é um complexo de proteína de fusão imunoestimulante baseado em IL-15 mutante (IL-15RαFc) que promove a proliferação e ativação de células natural killers (NK) e células T CD8 +.

Dados preliminares de um estudo de fase Ib demonstram que a administração intravesical de N-803 com BCG induziu resposta completa sem recorrência ao longo de 24 meses de acompanhamento. Agora foram relatados os resultados preliminares deste estudo na coorte A, com CIS não responsivo ao BCG, com ou sem doença Ta ou T1. Para esta análise, o desfecho primário nesta coorte foi a incidência de resposta completa (RC) de CIS a qualquer momento.

Desde dezembro de 2020, 80 pacientes foram inscritos na coorte A. Os pacientes foram intensamente pré-tratados, com uma mediana de 5 TURBTs anteriores e de 16 instilações de BCG prévias. Todos os pacientes haviam recebido BCG previamente e 78% receberam terapia adicional além de BCG, incluindo inibidores de checkpoint em 3%, quimioterapia em 59%, interferon em 13% e vicínio em 3%.

Com um seguimento de 10,7 meses, RC em qualquer momento foi observada em 51 dos 72 pacientes ​​(71%), e 56% dos pacientes que atingiram RC a mantiveram por pelo menos 12 meses. Até o momento, 10 dos 80 pacientes (12,5%) foram submetidos à cistectomia.

O tratamento foi bem tolerado com eventos adversos (EA) de baixo grau relacionados ao tratamento, incluindo disúria (18%), hematúria (15%), polaciúria (14%) e urgência (8%) como principais eventos. Todos os outros EA foram observados em 6% ou menos. Eventos adversos graves durante o tratamento foram descritos em 9 indivíduos, porém nenhum destes foram considerados relacionado ao tratamento. Também não houveram interrupções do tratamento por EA ou eventos Grau 5.

 

Karim Chamie et al. - Phase II/III clinical results of IL-15RαFc superagonist N-803 with BCG in BCG-unresponsive non-muscle invasive bladder cancer (NMIBC) carcinoma in situ (CIS) patients.
Resultados clínicos de fase II / III do superagonista N-803 de IL-15RαFc com BCG em pacientes com câncer de bexiga não músculo invasivo com carcinoma in situ, não responsivo a BCG.

 

Comentário da avaliadora científica:

Embora BCG seja eficaz no tratamento adjuvante do carcinoma urotelial não músculo invasivo, muitos pacientes eventualmente desenvolvem doença não responsiva a BCG. Por muitos anos, as opções eram muito limitadas para esses pacientes. Em comparação com outros agentes sendo testado neste cenário da doença, esses dados parecem ser favoráveis ​​para o N-803.

 

Filiação:

Dra. Karine Martins da Trindade
Residência em Oncologia Clínica pelo Instituto do Cancer do Ceará - ICC
Oncologista Clínica do Oncocentro Hospital São Carlos/Rede D’or e da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza
Coordenadora do IEP - Instituto de Ensino e Pesquisa Oncocentro