Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

ASCO GU 2021 / Resultados finais do braço B do estudo CheckMate 9KD: Eficácia e segurança do nivolumabe e docetaxel para carcinoma de próstata metastático resistente à castração virgens de quimioterapia

Resumo do artigo:

O estudo não randomizado de fase 2 CheckMate 9KD avaliou o uso de nivolumabe (NIVO) em combinação com rucaparibe, docetaxel (DOCE), ou enzalutamida em pacientes com carcinoma de próstata metastático resistente à castração (mCRPC). Foram apresentados os resultados do braço B, que incluiu 84 mCRPC pacientes sob terapia de deprivação androgênica (TDA), virgens de quimioterapia, mas poderiam ter recebido <2 terapias antiandrogênicas de nova geração (2/3 dos pacientes). Os pacientes receberam infusões de NIVO 360 mg + DOCE 75 mg/m2 a cada 21 dias, associados à prednisona 5mg VO duas vezes ao dia por ≤ 10 cicles, seguidos de NIVO 480 mg a cada 28 dias até progressão de doença ou toxicidade limitante. Os objetivos primários foram taxa de resposta objetiva (TRO) e taxa de resposta bioquímica (TRB), definida como ≥ 50% de redução do PSA. Os objetivos secundários foram sobrevida livre de progressão radiológica (SLPr), sobrevida global (SG) e segurança. O seguimento mediano foi de 15,2 meses, com SG de 18,2 meses (14,6–20,7) e SLPr de 9,0 meses (8,0–11,6). A TRO foi de 40% sendo resposta completa em 2,2%, semelhante entre pacientes que receberam ou não terapias androgênicas de nova geração, e a TRB foi de 46,9%, sendo maior em pacientes não tratados previamente por terapias androgênicas de nova geração (39,6% versus 60,7%). Eventos adversos (EA) de grau 3-4 foram observados em 47,6% dos pacientes, sendo neutropenia (16,7%) o mais comum. Foram reportadas 3 mortes relacionadas ao tratamento (1 pneumonite por NIVO e 2 pneumonias por DOCE). Dos 84 pacientes, 29,8% descontinuaram o tratamento por EA.

 

Karim Fizazi et al. - CheckMate 9KD Arm B final analysis: Efficacy and safety of nivolumab plus docetaxel for chemotherapy-naïve metastatic castration-resistant prostate cancer.
Resultados finais do braço B do estudo CheckMate 9KD: Eficácia e segurança do nivolumabe e docetaxel para carcinoma de próstata metastático resistente à castração virgens de quimioterapia.

 

Comentário da avaliadora científica:

Os estudos CheckMate 9KD e KEYNOTE-365 trazem resultados promissores da combinação de imunoterapia com DOCE em pacientes com mCRPC, incluindo previamente tratados com terapias androgênicas de nova geração. A proporção de pacientes com doença visceral ou mensurável foi semelhante nos dois estudos. O perfil de toxicidade foi o esperado com a quimioterapia por DOCE, mas ressalto a necessidade de estar atento à toxicidade pulmonar, pelos relatos de toxicidade pulmonar grave nos dois estudos. Os resultados dos estudos de fase são esperados, permitindo comprovação de benefício e a discussão da melhor estratégia terapêutica: se uso da imunoterapia em combinação ou sequencial com outros agentes em mCRPC.

 

Filiação:

Dra. Carolina Alves Costa Silva
Oncologista clínica, realiza doutorado na Universidade Paris-Saclay, na França