Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Atezolizumabe em pacientes com carcinoma urotelial avançado inaptos para o tratamento com cisplatina

O tratamento padrão de pacientes com carcinoma urotelial avançado é baseado em quimioterapia contendo cisplatina. Entretanto, até 2/3 dos pacientes não são candidatos a receber cisplatina em razão de alguma comorbidade, tal como insuficiência renal, ou baixa funcionalidade. Tratamentos alternativos, contendo outros agentes, são associados a uma sobrevida menor. Dessa forma, novos tratamentos devem ser investigados para essa população. Balar e cols* publicaram os resultados do estudo fase II, braço único, multicêntrico, que incluiu 119 pacientes com carcinoma urotelial avançado inaptos a receberem tratamento com cisplatina na primeira linha, e investigou a eficácia do tratamento com o inibidor de PD-L1 atezolizumabe. O desfecho primário do estudo foi a taxa de resposta objetiva na população geral, e estratificada pela expressão de PD-L1.

  • Após um segmento mediano de 17,2 meses, observou-se resposta objetiva em 27 pacientes (23%, 95% IC=16%-31%), incluindo 11 (9%) pacientes com resposta completa.
  • A duração de resposta mediana não foi alcançada.
  • Não houve diferença significativa nas taxas de resposta quando os pacientes foram estratificados segundo a expressão de PD-L1.
  • A sobrevida livre de progressão mediana foi 2.7 meses e a sobrevida global mediana foi de 15.9 meses.
  • Interessantemente, o número de mutações somáticas avaliadas através de um painel gênico (FoudationOne®) esteve associado a taxa de resposta.
  • O perfil de efeitos colaterais foi compatível com outros estudos envolvendo atezolizumabe. Os principais efeitos colaterais foram fadiga, diarreia e prurido.

*Balar e cols. Lancet. 2016 Dec 7. PMID: 27939400

Conclusão: O tratamento de primeira linha com atezolizumabe mostrou uma taxa de resposta interessante e duradoura nessa população, com uma boa tolerância. A carga mutacional esteve associada com a eficácia do tratamento.

 

Romualdo Barroso-Sousa, MD, PhD.
Oncologista clínico. Posdoctoral fellowship na divisão de Câncer de Mama do Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School, Boston, EUA. Editor do SBOC Review.