Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Atezolizumabe para 1ª linha de pacientes com Câncer de Pulmão inelegíveis à Platina

Resumo do artigo:

Mais de 40% dos pacientes com Câncer de Pulmão Células Não Pequenas (CPCNP) têm ECOG PS (≥2) e/ou comorbidades significativas, resultando em inelegibilidade para quimioterapia à base de platina e, consequentemente, para a maioria dos ensaios clínicos de 1º linha para essa patologia.

O IPSOS é um estudo global, multicêntrico, aberto e randomizado de Fase 3 que compara Atezolizumabe em monoterapia versus quimioterapia de agente único em pacientes inelegíveis para quimioterapia de 1º linha à base de Platina.

Os critérios de inclusão são compostos por: paciente com CPCNP localmente avançado ou metastático, sem mutações em EGFR (Leu858Arg ou deleção do éxon 19) e ALK, e inelegíveis para quimioterapia à base de Patina devido a PS ruim (≥2) ou comorbidades em pacientes com idade ≥70 anos ou outras contraindicações. Pacientes com metástases cerebrais assintomáticos eram permitidos. Os pacientes foram randomizados 2:1 para Atezolizumabe 1200 mg IV a cada 3 semanas ou quimioterapia de agente único (vinorelbina ou gemcitabina) em ciclos de 3 ou 4 semanas. O desfecho primário foi sobrevida global (SG). Os desfechos secundários eram: SG em 6, 12, 18 e 24 meses; sobrevida livre de doença (SLD); SG e SLD em pacientes com expressão de PD-L1; e taxa de resposta objetiva e duração da reposta. Outros desfechos: qualidade de vida e segurança.

453 pacientes foram randomizados para receber Atezolizumabe (n=302) ou quimioterapia (n=151). O Atezolizumabe demonstrou aumento da SG em comparação com a quimioterapia (10,3 meses [IC 95% 9,4–11,9] vs 9,2 meses [5,9–11,2]; razão de risco estratificada 0,78 [0,63–0,97], p=0,028) respectivamente, com uma taxa de sobrevida em 2 anos de 24% (IC 95% 19,3–29,4) com atezolizumabe em comparação com 12% (6,7–18,0) com quimioterapia. Em comparação com a quimioterapia, o Atezolizumabe foi associado à estabilização ou melhora das escalas de sintomas de funcionamento da qualidade de vida relacionados à saúde relatados pelo paciente e a menos eventos adversos relacionados ao tratamento de grau 3–4 (49 [16%] de 300 vs.49 [33%] de 147) e mortes relacionadas ao tratamento (três [1%] contra quatro [3%]).

Por fim, o estudo demonstrou que o uso de Atezolizumabe em monoterapia em pacientes com CPCNP avançado ou metastático, em pacientes com inelegibilidade à Platina, foi associado a aumento de sobrevida global, o dobro de taxa de sobrevida em 2 anos, com manutenção da qualidade de vida e segurança do paciente.

 

Comentário do avaliador científico:

Já é sabido que o uso de imunoterapia e quimioterapia à base de Platina traz benefício para pacientes com CPNPC avançado ou metastático em primeira linha. Porém, o benefício desse tratamento não era bem demonstrado em pacientes idosos com comorbidades ou com PS baixo, já que, esse perfil de pacientes é excluído dos protocolos devido à inelegibilidade ao uso da Platina. O estudo IPSOS avaliou justamente esse perfil de pacientes com critérios de exclusão para o uso de quimioterapia à base de Platina nos estudos existentes de primeira linha para câncer de pulmão de células não pequenas.

Ao comparar Atezolizumabe ou quimioterapia isolados, demonstrando aumento de sobrevida global do Atezolizumabe em comparação à quimioterapia, mantendo esse benefício nos dois anos após a realização, independente da expressão de PD-L1, nos dá uma alternativa promissora para o tratamento desses pacientes com as novas terapias oncológicas, com melhor resultado e menos eventos adversos, sem interferir na qualidade de vida.

Portanto, o estudo IPSOS foi de significativa importância para o tratamento atual de CPCNP, já que nos dá outra alternativa de tratamento aos pacientes que não podem ser expostos aos tratamentos atuais de 1º geração.

 

Citação: Lee SM, Schulz C, Prabhash K, Kowalski D, Szczesna A, Han B, Rittmeyer A, Talbot T, Vicente D, Califano R, Cortinovis D, Le AT, Huang D, Liu G, Cappuzzo F, Reyes Contreras J, Reck M, Palmero R, Mak MP, Hu Y, Morris S, Höglander E, Connors M, Biggane AM, Vollan HK, Peters S. First-line atezolizumab monotherapy versus single-agent chemotherapy in patients with non-small-cell lung cancer ineligible for treatment with a platinum-containing regimen (IPSOS): a phase 3, global, multicentre, open-label, randomised controlled study. Lancet. 2023 Jul 6:S0140-6736(23)00774-2. doi: 10.1016/S0140-6736(23)00774-2.

 

Avaliador científico:
Dra. Hamanda Nery Lopes
Residência em Oncologia Clínica pela Santa Casa da Bahia – Hospital Santa Izabel.
Oncologista Clínica pela Oncoclínicas-Ba.