Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Avaliação de dois regimes de dosagem de nivolumab em associação ao ipilimumabe em pacientes com melanoma avançado

Resumo do artigo:
Estudo de fase III/IV conduzido em 57 centros em 13 países comparou, em 1ª linha, nivolumab 1mg/Kg + ipilimumab 3mg/Kg- NIVO1+ IPI3 (dose estudada previamente no Checkmate 069 e Checkmate 067) contra nivolumab 3mg/Kg + ipilimumab 1mg/Kg- NIVO3+ IPI1 em pacientes com melanoma estádios III iressecável ou estádio IV. Em ambos os grupos, após a fase de combinação, os pacientes recebiam nivolumab 480mg, dose fixa a cada 4 semanas. O end-point primário era taxa de eventos adversos (EA) graus 3 a 5. Os end-points secundários eram ORR, PFS, OS e questionários de qualidade de vida. O estudo não tinha poder para demonstrar não-inferioridade entre os braços.

Após uma media de 18 meses, a incidência de EA graus 3-5 foi inferior no grupo NIVO3+ IPI1 33,9% vs 48,3% NIVO1+ IPI3 (p=0.006). Mais pacientes no grupo experimental concluíram a fase de combinação, 66,1% vs 56,2% e mais pacientes receberam manutenção com nivolumab (56,7% vs 42,1%), respectivamente.
Em relação aos desfechos secundários, no grupo NIVO3+ IPI1 ORR= 45,6% e no grupo NIVO1+ IPI3 ORR= 50,6%. Não houve diferença com relevância estatística em relação a PFS e dados de OS ainda imaturos. Pequeno impacto em relação à qualidade de vida reportada pelos pacientes.

Evaluation of Two Dosing Regimens for Nivolumab in Combination With Ipilimumab in Patients With Advanced Melanoma: Results From the Phase IIIb/IV CheckMate 511 Trial. JCO. Published online February 27, 2019.
Avaliação de dois regimes de dosagem de nivolumab em associação ao ipilimumabe em pacientes com melanoma avançado: resultados do estudo CheckMate 511 da Fase IIIb / IV.

Comentários do editor:
- Primeiro estudo randomizado a avaliar ipilimumab em baixa dose em pacientes com melanoma avançado. Apesar de a combinação de ipilimumab 1mg/Kg + nivolumab 3mg/Kg ser aprovada (FDA) para carcinoma de células renais metastático e câncer colorretal metastático com deficiência das enzimas de reparo/instabilidade de microssatélites (dMMR ou MSI-H) (acelerated approval) e ser estudada em pulmão, este esquema de combinação não havia sido avaliado em pacientes com melanoma.


- Apesar de apenas análise descritiva (lembrando que o estudo não tinha poder para demonstrar não-inferioridade entre os braços), ORR foi discretamente inferior no grupo NIVO3+ IPI1. Talvez pelo fato de haver um discreto desbalanço entre os braços pacientes, > DHL baseline no grupo experimental.

- Maior proporção de pacientes no braço NIVO3+ IPI1 completou a fase de combinação e de manutenção se comparado ao grupo controle.

- Vale ressaltar que ambos os grupos receberam nivo dose fixa de 480mg na manutenção, com bom perfil de toxicidade, o que tem se tornado padrão nos estudos mais recentes.

- Até o momento, NIVO1+ IPI3 permanece como padrão em 1ª linha para os pacientes que irão receber a combinação. NIVO3+ IPI1 pode ser considerado em populações selecionadas.