Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Combinação de dose fixa de pertuzumabe e trastuzumabe para injeção subcutânea mais quimioterapia no câncer de mama inicial HER2-positivo (FeDeriCa): um estudo de fase 3 randomizado, aberto, multicêntrico e de não inferioridade

Resumo do artigo:

A formulação subcutânea de pertuzumabe e trastuzumabe com hialuronidase humana recombinante, em dose fixa foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) em junho de 2020. O estudo FeDeriCa foi desenhado para avaliar a farmacocinética, eficácia e segurança dessa formulação em comparação com pertuzumabe intravenoso mais trastuzumabe em pacientes com câncer de mama inicial HER2-positivo no cenário neoadjuvante/ adjuvante.

FeDeriCa é um estudo randomizado, aberto, internacional, multicêntrico, de não inferioridade, fase 3, que incluiu pacientes de 106 centros em 19 países. Foram incluídos pacientes com 18 anos ou mais, ECOG 0 ou 1, com câncer de mama HER2-positivo, estádios II-IIIC. Os indivíduos foram alocados aleatoriamente na proporção 1:1, para receber pertuzumabe intravenoso (dose de carga de 840 mg, seguido de manutenção de 420 mg) mais trastuzumabe intravenoso (dose de ataque de 8 mg / kg, seguido por doses de manutenção de 6 mg / kg) ou a dose fixa da combinação de pertuzumabe e trastuzumabe para injeção subcutânea (1200 mg de pertuzumabe mais 600 mg dose de carga de trastuzumabe em 15 mL, seguida por 600 mg de pertuzumabe mais 600 mg de doses de manutenção de trastuzumabe em 10 mL), ambos administrados a cada 3 semanas associados a quimioterapia neoadjuvante. Os pacientes foram estratificados de acordo com o status dos receptores hormonais, estadio clínico e regime de quimioterapia. O investigador selecionou um dos dois protocolos aprovados de quimioterapia padrão antes da randomização. Quatro ciclos de terapia direcionada a HER2 foram administrados concomitantemente ao taxano. Após a cirurgia, os pacientes continuaram a terapia direcionada a HER2 até completar um total de 18 ciclos. O desfecho primário foi a não inferioridade da concentração sérica mínima de pertuzumabe da combinação com dose fixa para injeção subcutânea, versus do braço padrão de pertuzumabe intravenoso mais trastuzumabe. A não inferioridade seria concluída se o limite inferior do IC de 90% da razão média geométrica fosse ≥ 0,8. A população de segurança incluiu todos os pacientes que receberam pelo menos uma dose da medicação do estudo, incluindo quimioterapia ou terapia anti HER2. Etapas de terapia neoadjuvante e cirurgia foram concluídas; tratamento adjuvante e acompanhamento estão em andamento.

Entre junho e dezembro de 2018, 252 pacientes foram aleatoriamente designados para a infusão intravenosa grupo e 248 para o grupo da dose fixa, subcutânea. Em relação ao desfecho primário a combinação em dose fixa subcutânea mostrou concentrações séricas mínimas de pertuzumabe e trastuzumabe não inferiores em comparação com pertuzumabe e trastuzumabe intravenosos. A taxa de pCR foi de 59,7% (intervalo de confiança de 95% [IC] 53,3, 65,8) no braço subcutâneo e 59,5% (IC de 95% 53,2, 65,6) no braço de pertuzumabe e trastuzumabe intravenoso.

O perfil de segurança da combinação subcutânea é comparável ao pertuzumabe e trastuzumabe por via intravenosa, exceto para aumento das reações relacionadas à administração. Eventos adversos sérios relacionados ao tratamento foram relatados em 25 (10%) dos pacientes da infusão intravenosa e 26 (10%) dos pacientes do grupo da dose fixa. Um paciente em cada grupo de tratamento teve um evento adverso que levou à morte (sepse de foco urinário no grupo de infusão intravenosa e infarto agudo do miocárdio no grupo da combinação com dose fixa); nenhuma das mortes foi relacionada à terapia direcionada ao HER2.

 

Tan AR, Im SA, Mattar A, et al; FeDeriCa study group. Fixed-dose combination of pertuzumab and trastuzumab for subcutaneous injection plus chemotherapy in HER2-positive early breast cancer (FeDeriCa): a randomised, open-label, multicentre, non-inferiority, phase 3 study. Lancet Oncol. 2021 Jan;22(1):85-97. doi: 10.1016/S1470-2045(20)30536-2.
Combinação de dose fixa de pertuzumabe e trastuzumabe para injeção subcutânea mais quimioterapia no câncer de mama inicial HER2-positivo (FeDeriCa): um estudo de fase 3 randomizado, aberto, multicêntrico e de não inferioridade.

 

Comentário da avaliadora científica:

Com base nas evidências disponíveis, a combinação de trastuzumabe e pertuzumabe em dose fixa SC representa um avanço no tratamento do câncer de mama HER2-positivo. A formulação SC demonstrou claramente ser não inferior à EV em concentração sérica, assim como equivalente em taxa de RPC e perfil de segurança.

Limitação do estudo é a indisponibilidade de dados de eficácia na adjuvância, acompanhamento a longo prazo, informações de qualidade de vida e satisfação do paciente. Contudo, os primeiros resultados do estudo PHranceSCa, investigando a preferência dos pacientes pela formulação SC vs EV demonstraram que 85% dos participantes preferiram o tratamento SC. Vale ressaltar que o PHranceSCa utilizou a formulação SC apenas no cenário adjuvante, não combinada à QT. Talvez esse seja o cenário em que a formulação SC mais ganhe em termos de preferência dos pacientes. Na neoadjuvância já se faz necessário acesso venoso para infusão da QT. Ainda assim, o tempo economizado com a administração SC é importante para os pacientes. Portanto, a combinação de dose fixa potencialmente contribui para reduzir ainda mais o fardo do tratamento do câncer, atribuindo assim relevância clínica significativa para os resultados já apresentados do estudo.

 

Avaliadora científica
Dra. Luciana Landeiro, MD, PhD
Residência de Oncologia Clínica pela Faculdade de Medicina do ABC
Doutorado pela Universidade de São Paulo
Oncologista clínica do Grupo Oncoclínicas- Salvador (BA)