Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Combinação de imunoterapia com droga-alvo baseado em dados genômicos

Alta carga mutacional é frequente em pacientes que apresentam resposta de longo prazo ao tratamento com inibidores de checkpoint imunológicos. Destas mutações, as não sinônimas (MnS) geram proteínas não-self e podem ser reconhecidas pelo sistema imune. Ainda, mutações podem desregular vias e ser utilizadas para tratamento com droga-alvo. Desta maneira, eventos mutacionais podem estar tanto ligados a resposta tanto à droga-alvo como à imunoterapia, sendo, assim, uma excelente forma de avaliar combinações destas duas vias de tratamento.

Em um estudo recente, publicado na Cancer Research, propomos identificar pacientes do TCGA (The Cancer Genomica Atlas) e do ICGC (International Cancer Genome Consortium) que podem se beneficiar da combinação de droga-alvo com imunoterapia ao utilizar carga mutacional ≥ 192 MnS como marcador de resposta ao use de inibidores de checkpoint; e mutações que possuem droga-alvo com evidencia de eficácia, baseado no NCI-Match trial. Os genes estudados mais comuns entre os pacientes com alta possibilidade de responder a imunoterapia foram PIK3CA, BRAF, NF1, NRAS e PTEN. Por outro lado, presença de mutação em SMO, DDR2, FGFR1, PTCH1, FGFR2 e MET correlacionou a uma maior chance de ter ao menos 192 MnS e responder a imunoterapia. No geral, 8,9% das amostras avaliadas possuem critério para combinação destes tratamentos, o que epidemiologicamente corresponde a 11,2% dos casos oncológicos nos EUA. Em suma, o estudo propõe a priorização da combinação dos dois mais recentes avanços no tratamento oncológico para ensaios clínicos, bem como tipos tumorais, baseados em dados genômicos somáticos.

*Colli, LM e cols. Cancer Res. OnlineFirst April 26, 2017; PMID: 28446466.

 

Comentário: O estudo permite priorizar tipos tumorais e combinações de inibidores de checkpoint imunológicos com droga-alvo para ensaios clínicos.

Leandro Colli, MD, PhD.
Graduação em Medicina pela FMRP-USP. Residência de Clinica Médica e Oncologia Clínica pelo HC-FMRP-USP. Doutor pela FMRP-USP. Atualmente é Posdoc Fellow no National Cancer Institute – NIH, Bethesda, USA.