Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Combinação de Nivolumabe e Ipilimumabe no melanoma avançado: atualização dos dados de sobrevida após 2 anos de follow-up

O tratamento dos pacientes com melanoma metástico tem sido um dos mais dinâmicos da oncologia moderna. Além dos inibidores de BRAF associados aos inibidores de MEK para os pacientes com BRAF mutado, podemos contar com estratégias que potencializam a ação do sistema imunológico. Uma interessante estratégia envolvendo o uso combinado de ipilimumabe com nivolumabe ou pembrolizumabe, demostrou taxa de resposta em torno de 60% com atividade independente do status do BRAF.
Recentemente foi publicado a atualização do estudo CheckMate 069, um estudo de fase 2 randomizado que incluiu pacientes com melanoma estadio III-IV, com bom performance status e virgens de tratamento. Os pacientes foram randomizados 2: 1 para receber nivolumabe 1 mg / kg e ipilimumabe 3 mg/Kg (Ipi+Nivo) ou ipilimumabe 3 mg/Kg e placebo (Ipi+placebo), a cada 3 semanas por quatro doses. Após as quatro doses de Ipi, os pacientes que recereberam Ipi+Nivo, seguiram recebendo Nivo 3mg/kg a cada 2 semanas até a progressão. O grupo que recebeu Ipi+placebo, seguiu recebendo placebo ate a progressao. Após um seguimento mediano de 24,5 meses, a sobrevida global (SG) em 2 anos foi de 63.8% (CI 95% 53,3-72,6) para os que receberam Ipi+Nivo e 53,6% (CI 95% 38,1-66,8) para os que receberam Ipi + Placebo. A sobrevida livre de progressão (SLP) ainda não foi alcançada para o grupo que recebeu Ipi+Nivo e foi de 3 meses para o grupo que recebeu Ipi+Placebo. A taxa de SLP foi de 52,5% em 1 ano e 51,3% em 2 anos para os pacientes que receberam Ipi+Nivo. A taxa de resposta foi de 59% para o grupo que recebeu Ipi+Nivo e 11% para os que receberam ipilimumabe. Não houve diferença de SG entre os 2 grupos. Em relação aos eventos adversos grau 3 -4, foram observados 51 (54%) no grupo Ipi+Nivo e 9 (20%) no grupo Ipi+Placebo.

*Hodi e cols. Lancet Oncol. 2016 PMID: 27622997

Comentários: Esse estudo com maior follow-up de pacientes que receberam terapia combinada entre Ipilimumabe e Nivolumabe. É importante salientar que a ausência de benefício de SG a despeito de maior taxa de resposta e melhor SLP, deve-se ao fato que foi permitido cross-over durante o estudo: 62% dos pacientes do grupo Ipi+placebo receberam nivolumabe após a progressão.

Raphael Brandão, MD
Oncologista clínico. Fellow no Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School, Boston, EUA.