Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Descoberta de dados de expressão de alvos para novas terapias baseadas em anticorpos e receptores de antígenos quiméricos em sarcomas de tecidos moles usando sequenciamento de RNA: implicações clínicas

Resumo do artigo:

A despeito de avanços recentes, há uma necessidade médica não atendida para o tratamento de pacientes com sarcomas de partes moles avançados. Os fracassos recentes de ensaios de fase III randomizados, como o estudo ANNOUNCE, ilustram essa dificuldade de desenvolvimento de novas drogas nessas neoplasias mesenquimais, advinda de sua raridade, heterogeneidade, e escassez de drivers oncogênicos acionáveis recorrentes. Assim, novas estratégias terapêuticas são necessárias. Nesse contexto, terapias baseadas em alvos de superfície celular, como conjugados anticorpo-droga (ADCs) e tratamentos celulares, surgiram como novidades promissoras para a entrega direcionada de terapia anticâncer. A eficácia desses novos tratamentos é dependente da expressão da proteína alvo, e, portanto, o estudo da presença desses alvos nos diversos tipos de sarcomas de partes moles ganha relevância. Tradicionalmente, o estudo sobre quais subtipos de câncer expressam os diferentes antígenos de superfície depende de dados pré-clínicos gerados após anos de laboriosa pesquisa laboratorial e translacional. Considerando a supracitada diversidade de sarcomas de tecidos moles - mais de 50 subtipos são reconhecidos pela OMS pela última classificação- a realização de grande triagem baseada em tecido para avaliar os marcadores superexpressos em subtipos específicos é uma tarefa demasiadamente trabalhosa e pouco prática. Assim, análises bioinformáticas de bases de dados que contenham dados genômicos e proteômicos ganham relevância.

No presente estudo, utilizamos dados de sequenciamento de mRNA do Cancer Genome Atlas (TCGA) para analisar a expressão de antígenos de superfície em sarcomas de partes moles. Os subtipos incluídos no estudo foram: lipossarcoma desdiferenciado (DDLPS; n = 50), leiomiossarcoma uterino (ULMS; n = 27), leiomiossarcoma de partes moles (STLMS; n = 53), sarcoma pleomórfico indiferenciado UPS; n = 44), mixofibrossarcoma (MFS; n = 17), sarcoma sinovial (SS; n = 10) e tumor maligno da bainha do nervo periférico (MPNST; n = 5). Para a análise dos alvos, escolhemos 8 proteínas com ADCs conhecidos em desenvolvimento clínico (AXL, CD70, CDH3, ERBB2, LRRC15, GPNMB, PDGFRA, MSLN e TNFRSF8).

A superexpressão de CD70 foi observada em DDLPS e UPS. Também identificamos o LRRC15 como um alvo potencial em UPS, consistente com trabalhos recentes. Por outro lado, em DDLPS, a superexpressão de TNFRSF8 foi identificada em relação ao tecido normal e aos outros sarcomas avaliados. Ademais, a superexpressão de GPNMB foi observada na maioria dos subtipos, exceto SS. Por fim, a expressão de ERBB2 foi baixa na maioria dos subtipos, com exceção de MPNST, confirmando dados anteriores.

 

Pestana RC, Roszik J, Groisberg R, Sen S, Van Tine BA, Conley AP, Subbiah V.Discovery of targeted expression data for novel antibody-based and chimeric antigen receptor-based therapeutics in soft tissue sarcomas using RNA-sequencing: clinical implications. Curr Probl Cancer. 2021 Oct;45(5):100794.
Descoberta de dados de expressão de alvos para novas terapias baseadas em anticorpos e receptores de antígenos quiméricos em sarcomas de tecidos moles usando sequenciamento de RNA: implicações clínicas

 

Comentário do avaliador científico:

No trabalho citado, demonstramos que os diferentes subtipos de sarcoma de partes moles avaliados expressam diversos alvos de superfície relevantes para ADCs e terapias celulares. Esses achados são importantes para guiar a avaliação adicional destas novas modalidades terapêuticas em pacientes com sarcoma, podendo levar à consideração da inclusão de pacientes com sarcoma em ensaios clínicos em andamento, além de ajudar a planejar o desenvolvimento de ensaios específicos para sarcoma.

 

Avaliador científico:

Dr. Roberto Carmagnani Pestana
Fellowship em oncologia clínica pelo MD Anderson Cancer Center
Oncologista clínico do Hospital Israelita Albert Einstein