Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Desfechos em longo prazo dos pacientes com resposta clínica completa após tratamento neoadjuvante do câncer de reto

Quimiorradiação neoadjuvante seguida por cirurgia com excisão total do mesorreto (TME) é o tratamento padrão do câncer de reto localmente avançado. Cerca de 20% dos pacientes tratados obtêm resposta patológica completa, o que está associado a resultados favoráveis em longo prazo. Uma vez que o tratamento cirúrgico está associado a colostomia permanente e a disfunção urinária e sexual em uma fração significativa dos doentes, uma abordagem preservadora do reto, ou watch & wait (W&W), tem ganhado corpo em pacientes que apresentam resposta clínica completa (RCc) após a quimiorradiação. Contudo, várias questões sobre W&W permanecem em aberto.

O International Watch & Wait Database (IWWD) é uma iniciativa que se propõe a coletar dados de pacientes submetidos à estratégia de preservação de reto. Neste estudo observacional, van der Valk et al. reportam os desfechos de 880 pacientes que obtiveram RCc após terapia neoadjuvante e foram manejados com W&W em 47 centros participantes do IWWD. O tempo de seguimento mediano foi de 3,3 anos. A incidência cumulativa de recrescimento em dois anos foi de 25,2% (IC 95% 22,2-28,5%). Quando presente, recrescimento local foi identificado nos primeiros dois anos em 88% dos casos. Metástases à distância foram diagnosticadas em 8% dos pacientes. A sobrevida global e a sobrevida livre de doença em cinco anos foram de 85% e 94%, respectivamente. Os autores concluem que W&W oferece risco oncológico muito baixo e pode ser uma alternativa à cirurgia, pelo menos em centros de excelência e com acesso a métodos de vigilância de alta qualidade.

van der Valk MJM e cols. Lancet. 2018 Jun 23;391(10139):2537-2545. PMID: 29976470

Comentários: As limitações do estudo incluem a heterogeneidade dos pacientes e das abordagens. Ademais, a possibilidade de W&W ter maior risco de recidiva que TME não pode ser refutada neste momento. Ainda assim, a publicação reforça a impressão de que, em centros experientes, W&W é uma estratégia segura em pacientes selecionados.

Dr. Duílio Rocha Filho
Oncologista Clínico da Clínica Fujiday Oncologia D´Or – CE
Chefe do Serviço de Oncologia Clínica do HUWC-UFC
Diretoria do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG)
Diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica
Doutor em Oncologia, A.C. Camargo Cancer Center