Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Diagnóstico de câncer de próstata por meio de biópsia direcionada por Ressonância Magnética (RM), sistemática ou uma combinação dos dois métodos

Resumo do artigo:
Existe uma enorme variação de letalidade entre os mais diversos grupos de risco de câncer de próstata. No entanto, ainda existem diversos questionamentos sobre a melhor acurácia no diagnóstico dessa neoplasia. Historicamente utilizada, a biópsia transrretal sistemática da próstata está associada com uma não incomum perda diagnóstica ou ainda subgraduação. Diante de dados muitas vezes distintos na prostatectomia radical, um grande número de pacientes acaba sofrendo intervenções desnecessárias e não compatíveis com sua real graduação de risco. O estudo TRIO avaliou a eficácia diagnóstica da biópsia da próstata guiada por meio da utilização da RM, sistemática ou combinação desses dois métodos.

Entre junho de 2007 e janeiro de 2019, Ahdoot M. et al (2020) submeteram 2.732 homens à RM, sendo que 2.103 não haviam sido expostos a tratamento prévio e possuíam lesões suspeitas. Esses pacientes, consequentemente, sofreram biopsias sistemáticas e dirigidas por ressonância. Foram detectados 1.104 casos de câncer nos pacientes submetidos à biopsia sistemática, contra 1.084 para aqueles que passaram por biopsia guiada por RM. Mais pacientes com graus 3 a 5 de neoplasia prostática foram diagnosticados no método dirigido.

Sendo um dos pontos de investigação do estudo, a combinação da RM à biópsia sistemática proporcionou mais 208 (9,9%) casos diagnosticados, sendo 59 com graus 3 a 5. Além disso, combinar esses dois métodos proporcionou que 134 homens, antes diagnosticados como grau I na biópsia sistemática, mudassem para grau II; e 74 homens, sem diagnóstico de câncer prévio, fossem reavaliados como portadores de neoplasia prostática maligna de grau I. No total, a biópsia guiada por RM, quando adicionada à biópsia sistemática, elevou a graduação em 21,8% dos pacientes. Por um outro lado, a biopsia guiada por RM isoladamente deixou de detectar grau 2 ou maior em 5,8% dos pacientes e grau 3 ou maior em 1,9% dos pacientes nesse estudo. Entre os pacientes que foram submetidos à prostatectomia radical, as taxas dessa reclassificação para cima foram significativamente maiores para os métodos de biópsia sistemática e ressonância dirigida isoladamente, quando comparadas aos dois métodos combinados. Portanto, ficou evidente que a combinação da biopsia guiada por RM e sistemática elevou o número de diagnósticos, assim como, o valor preditivo positivo para o achado de câncer de próstata.

 

MRI-Targeted, Systematic, and Combined Biopsy for Prostate Cancer Diagnosis. : Ahdoot M. et al. N Engl J Med 2020;382:917-28
Diagnóstico de câncer de próstata através de biópsia direcionada por Ressonância Magnética (RM), sistemática ou uma combinação dos dois métodos.

 

Comentários do avaliadoro científico:
Neste estudo, ao combinar a biópsia guiada por ressonância e a biópsia sistemática foi possível reduzir o número de tratamentos desnecessários ou ainda tratar o paciente no momento mais adequado, poupando-os de possíveis efeitos adversos. Apesar de não ser objeto do estudo, a intervenção no momento correto provavelmente leva a maior confiança e aderência ao tratamento instituído, além de consequentemente proporcionar melhoria na qualidade de vida dos pacientes.

 

Avaliador científico: 
Dr. Fernando Nunes Galvão de Oliveira

Oncologista clínico coordenador do time de tumores gênitourinários na Clínica CLION / GRUPO CAM; e secretário no Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) GU.

Editor: 
Dr. Daniel da Motta Girardi
Oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês Brasília e do Hospital de Base do Distrito Federal. Advanced fellow no programa de tumores geniturinários do National Cancer Institute, Bethesda, Estados Unidos da América.