Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Eficácia dos inibidores de checkpoint no tratamento de idosos com carcinoma de células renais metastático: uma análise do International mRCC Database Consortium (IMDC)

Resumo do artigo:

Inibidores de checkpoint imunológico (ICI) são eficazes em câncer de rim metastático, sendo tratamentos padrão em 1ª linha ou em linhas subsequentes. Apesar de permitidos nos trabalhos, idosos foram pouco representados nos estudos de registro dessas drogas. Este é um problema crônico em oncologia, que limita a validação externa dos estudos. Em termos de tratamento de idosos com ICI, isso é particularmente importante devido à imunossenescência, que potencialmente pode afetar a eficácia dessas drogas nos idosos.


O pôster em questão avaliou o tratamento de idosos (≥ 70 anos) com câncer de rim metastático tratados com ICIs. Para este estudo, foi utilizado o banco de dados do IMDC (International metastatic renal cell carcinoma database consortium). Pacientes tratados com ICI em 1ª, 2ª ou 3ª linha em monoterapia ou em combinação com outros ICIs ou tratamentos baseados em VEGF foram incluídos.


De 2000 a 2019, foram identificados 1427 pacientes tratados com ICI, sendo deste 397 (28%) idosos. Não houve diferença na distribuição dos critérios prognósticos IMDC entre idosos e jovens (p = 0.55). Idosos receberam ICI em primeira linha menos frequentemente que jovens, 32% vs. 43% (p = <0.01) respectivamente. Em relação aos tipos de tratamento em 1ª linha (monoterapia, ICI+ICI, ICI+VEGF), não houve diferença entre idosos e jovens (p = 0.35).

A sobrevida global de idosos foi inferior a dos jovens: 25 vs. 30.9 meses (p <0.01). Entretanto, após análise multivariada, perdeu-se significância estatística (aHR = 1.02, p = 0.86). Não houve diferença entre idosos e jovens em tempo para falha de tratamento (TTF) ou tempo para a próxima linha de tratamento (TNT).

Interessantemente, a taxa de resposta em idosos foi inferior a observada em jovens: 24% vs. 31% (p = 0.01). Esta observação foi guiada principalmente pelos dados de 1ª linha (31% vs. 44%). Os motivos para este achado não são conhecidos. Após ajuste em análise multivariada, não houve diferença em sobrevida entre idosos e jovens. Idade cronológica não deve ser levada em conta isoladamente.

 

Efficacy of immune-checkpoint inhibitors (ICIs) in the treatment of older adults with metastatic renal cell carcinoma (mRCC): An International mRCC Database Consortium (IMDC) analysis. Araujo DV et al. ASCO 2020. J Clin Oncol 38: 2020 (suppl; abstr 5068).
Eficácia dos inibidores de checkpoint no tratamento de idosos com carcinoma de células renais metastático: uma análise do International mRCC Database Consortium (IMDC).

 

Comentário do autor:
Nosso trabalho mostra que após análise multivariada, não há diferença em OS, TTF ou TNT entre idosos e jovens com câncer de rim metastático tratados com ICIs. Este trabalho é importante, pois esclarece que idade cronológica não deve ser um limitante para a prescrição de ICIs, devendo outros fatores, como performance, perfil de toxicidades, expectativas em relação ao tratamento, serem considerados na tomada de decisão.
A taxa de resposta aos ICIs em idosos foi inferior a dos pacientes mais jovens. Isso foi principalmente guiado pelos dados de 1ª linha. Interessantemente, não houve diferença na distribuição dos tratamentos (monoterapia, ICI+ICI ou ICI+VEGF). A causa para essa discrepância é desconhecida e merece investigação. Faz-se importante ressaltar no, entanto, que essa diferença não se traduziu em diferença em sobrevida. Ademais, a taxa de resposta não se mostrou um bom endpoint substitutivo para avaliar sobrevida global em ICIs.

 

Autor: 
Dr. Daniel Vilarim Araujo, MD
Oncologista clínico pelo AC Camargo Cancer Center. Atualmente é clinical research fellow no Princess Margaret Cancer Centre.