Instalar App SBOC


  • Toque em
  • Selecione Instalar aplicativo ou Adicionar a lista de início

SBOC REVIEW

Eficácia e segurança de radioterapia locorregional associada a quimioterapia versus quimioterapia isolada no tratamento de carcinoma de nasofaringe metastático recém diagnosticado: um estudo de fase 3, multicêntrico, randomizado

Resumo do artigo:
O tratamento padrão para câncer de nasofaringe metastático recém diagnosticado é quimioterapia sistêmica baseada em platina. Estudos retrospectivos sugerem que radioterapia pode trazer algum benefício para esses pacientes, com ganhos em sobrevida global em torno de 20% em 2 anos, porém estudos mais robustos eram necessários para confirmar esses achados.
O presente estudo de fase 3, randomizado, realizado em 3 centros chineses, avaliou o benefício de adicionar tratamento radioterápico locorregional (sítio primário + linfonodos regionais), com técnica IMRT, após 6 ciclos de quimioterapia baseada em platina (cisplatina 100mg/m² em D1 + 5FU infusional 5gr/120h), em pacientes que apresentavam resposta parcial ou completa em avaliação por imagens após 3 ciclos de quimioterapia.
O desfecho primário do estudo foi sobrevida global (OS). Os desfechos secundários foram sobrevida livre de progressão (PFS) e segurança. Foi planejado o recrutamento de 204 pacientes, porém o estudo foi interrompido prematuramente após a inclusão de 126 pacientes, por recomendação de comitê independente, em virtude de diferença no numero de mortes entre os braços.
Os grupos estavam bem balanceados quanto as características demográficas e de doença. A maior parte dos pacientes apresentavam doença local volumosa (T3-4 e N2-3) e o sitio de metástase mais comum era osso. Aproximadamente 70% em ambos os braços possuíam 3 ou mais lesões metastáticas. A mediana de seguimento dos pacientes foi de 26 meses. Observaram-se ganhos clinicamente e estatisticamente significativos em sobrevida global (OS em 24 meses: 76% Vs 54%; HR 0,42; p=0,004) e em sobrevida livre de progressão (PFS mediana: 12,4 Vs 6,7 meses; HR 0,36; p <0,001), para o braço que recebeu radioterapia sequencial quando comparado ao submetido a quimioterapia isolada.
A toxicidade mais comum no estudo foi neutropenia, que não teve taxas diferentes entre os grupos. Os pacientes que receberam radioterapia apresentaram mais dermatite, mucosite, xerostomia, perda auditiva e trismo.

 

Efficacy and Safety of Locoregional Radiotherapy With Chemotherapy vs Chemotherapy Alone in De Novo Metastatic Nasopharyngeal Carcinoma A Multicenter Phase 3 Randomized Clinical Trial. Rui You et al. JAMA Oncol. 2020 Jul 23;e201808.
Eficácia e segurança de radioterapia locorregional associada a quimioterapia versus quimioterapia isolada no tratamento de carcinoma de nasofaringe metastático recém diagnosticado: um estudo de fase 3, multicêntrico, randomizado.

 

Comentário do avaliador científico:
- Primeiro estudo de fase 3 a trazer a perspectiva de tratamento local para pacientes portadores de carcinoma de nasofaringe metastáticos, virgens de tratamento, demonstrando significativo ganho em OS e PFS;
- O estudo foi realizado exclusivamente com população oriental, com mais de 95% da população com subtipo III da OMS (carcinoma indiferenciado / não-queratinizado), o qual apresenta melhor prognóstico e maior associação com infecção por EBV, sendo a forma endêmica de algumas regiões do oriente;
- O uso de radioterapia sequencial deve fazer parte da discussão do tratamento de pacientes portadores de carcinoma de nasofaringe metastático com resposta a quimioterapia sistêmica, porém a extrapolação dos dados desse estudo para populações ocidentais, com um perfil de paciente e doença diferentes, deve ser realizada com cautela.

 

Avaliador científico:
Dr. Gabriel Clemente de Brito Pereira, MD
Oncologista do grupo D’Or/Brasília e do Hospital de Base do DF. Ex-residente de oncologia do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (ICESP/USP).